Após aderirem ao decreto do carro popular, com incentivos do Governo Federal, as montadoras já colocaram em prática os novos preços dos veículos. Os descontos começaram a valer para o consumidor final, e, assim, algumas marcas já iniciaram as vendas com tabelas reduzidos. Entre as ofertas, é possível encontrar carro 0-km abaixo dos R$ 60 mil na versão mais básica.
É o caso do Renault Kwid, que baixou em R$ 10 mil o seu preço de partida. Dessa forma, o modelo, que é o carro mais barato à venda no País, custa agora R$ 58.990 – o valor anterior era de R$ 68.990. Neste caso, a montadora francesa aplicou o desconto máximo sugerido pelo governo, de R$ 8.000. E ainda deu mais R$ 2 mil de bônus no Kwid Zen.
A Hyundai, por sua vez, reduziu o preço do HB20 1.0 manual de R$ 82.290 para R$ 74.290. Ou seja, redução de R$ 8.000, conforme o decreto do carro popular. Nos planos iniciais, os modelos mais baratos do mercado brasileiro, com produção nacional e maior eficiência energética, seriam os mais premiados. Justamente os 10 modelos de entrada que o Jornal do Carro antecipou, com projeções dos preços reduzidos.
Fiat adere ao carro popular e tem descontos de até R$ 11.000
No grupo Stellantis, a Fiat é a marca com veículos mais acessíveis. Por isso, a italiana tem a maior gama de modelos com descontos do pacote do carro popular. Uma das surpresas é o corte de R$ 9.800 no preço do hatch Argo 1.0, que baixou de R$ 79.790 para R$ 69.990. Ou seja, praticamente o mesmo preço que tinha o Renault Kwid. Já o Mobi acompanha o rival da marca francesa com a mesma redução de R$ 10 mil e tabela inicial de R$ 58.990.
Sedã mais barato do País, o Cronos, que é feito na Argentina, é outro modelo da marca italiana a receber desconto generoso. A tabela da versão básica 1.0 manual está R$ 12.800 mais barata, com valor sugerido de R$ 71.990 (antes custava R$ 84.790). Já o SUV mais barato do Brasil é o Fiat Pulse, com também recebeu corte de R$ 11.000 no valor de tabela, baixando de R$ 100.990 na versão Drive 1.3 manual para R$ 89.990.
Por fim, a marca italiana cortou os preços da Strada, que é a líder geral de vendas no Brasil desde 2021. Entretanto, os cortes foram menores, com abatimentos de até R$ 5.000 na tabela. Assim, a versão Endurance com cabine estendida custa agora R$ 95.990.
Decreto deixa Polo Track mais barato que o Gol
A Volkswagen também foi rápida na aplicação do desconto do carro popular na sua tabela de preços. Assim, anunciou o Polo Track 1.0 MPI com redução de R$ 7.300, a partir de R$ 74.990. Além disso, outros modelos da marca estão com desconto: Virtus TSI MT tem tabela de R$ 98.890; Saveiro Robust Cabine Simples sai por R$ 90.190; e o T-Cross Sense automático baixou para R$ 107.550. No site brasileiro, alguns modelos ainda estão sem preço.
Até a Jeep aderiu ao decreto do carro popular
Ter um Jeep na garagem não parece compatível com o decreto do carro popular. Afinal, a marca de SUVs da Stellantis representa algo mais em relação a status que concorrentes como Volkswagen e Hyundai. Entretanto, a Jeep também anunciou descontos para seus modelos. Por exemplo, o Renegade 1.3 Turbo teve o preço reduzido para R$ 115.990.
Francesas largam na frente com descontos
Citroën e Peugeot largam na frente e já baixaram nesta terça-feira os preços de seus dois modelos mais acessíveis no País, o Citroën C3 e o Peugeot 208. A Citroën comunicou a mudança imediata na tabela de todas as versões do C3. Agora, o hatch parte de R$ 62.990 na versão Live, com travas, porta-malas e vidros dianteiros com acionamento elétrico, ar-condicionado, luzes de condução diurna, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa.
Como vai funcionar o decreto do carro popular?
O pacote do carro popular vai conceder créditos tributários aos fabricantes de veículos. De início, o governo previu fazer um corte de 1,5% a 10,96% sobre o valor dos veículos com a redução de impostos (IPI e PIS/Cofins). Contudo, o plano mudou e o decreto vai conceder cortes de R$ 2.000 até R$ 8.000 na Nota Fiscal ao consumidor. A mudança aconteceu por causa da dificuldade do governo de encontrar uma compensação para a iniciativa.
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Quanto tempo vai durar o decreto do carro popular?
A medida do carro popular deverá durar quatro meses para veículos que custam até R$ 120 mil. O plano vale para pessoas físicas, mas pode se estender às empresas. Afinal, as locadoras respondem por grande volume dos emplacamentos de veículos novos.
Entretanto, vale lembrar que o plano de incentivos do Governo Federal terá um teto de R$ 1,5 bilhão para a venda de ônibus, caminhões e carros. Para os automóveis, o limite é de R$ 500 milhões em bônus. O incentivo ficará em vigor até o valor ser atingido e dará descontos entre R$ 2 mil e R$ 8 mil para os chamados carros populares.
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