O Kicks, SUV compacto da Nissan, está para receber uma atualização, após chegar ao mercado nacional em meados da década passada. Conforme o Jornal do Carro antecipou em abril, o modelo foi flagrado em testes nos Estados Unidos com camuflagem pesada e, recentemente, foi visto no Brasil, com registro feito por André Gassner no perfil @GassnerMotors no Instagram.
A novidade, no entanto, adianta uma prática adotada pela Nissan há algum tempo: o novo Kicks deve conviver com a versão “antiga” nas concessionárias, algo que também existe na Hyundai com o Creta, por exemplo. As duas versões dividirão a atenção da clientela até 2025, assim como o Versa, que conviveu com sua versão defasada V-Drive.
(@gassnermotors/Instagram)
Segundo Gassner, o modelo flagrado em testes tem o mesmo porte do Nissan Kicks atual, o que reforça a ideia de que se trata da nova geração do modelo da marca japonesa. O que se sabe é que provavelmente o modelo deverá usar a mesma plataforma do novo SUV da Renault, a CMF-B. Além disso, outro fruto da parceria Renault-Nissan poderá aparecer: o motor 1.0 turbo flex, que equipará o substituto do Stepway. Assim como o câmbio automático CVT.
Os dois produtos, tanto da Nissan quanto da Renault, são apostas para barrar o avanço da concorrência, mais especificamente do Fiat Pulse, por exemplo. Contudo, a julgar pela forte camuflagem vista no modelo da Nissan, seu lançamento, ao contrário do modelo da Renault, não deve estar próximo. Enquanto o SUV da marca francesa surgiu na Rússia sem camuflagens, o da Nissan é esperado para o próximo ano, ou até mesmo para 2025.
Versão híbrida do Kicks é possibilidade
Nada ainda está confirmado pela Nissan, mas, provavelmente, o sistema híbrido e-Power deve acompanhar o Kicks de nova geração. A princípio, o conjunto mecânico funciona como um carro elétrico. Afinal, utiliza um motor 1.2 de três cilindros aspirado com 79 cv, que trabalha exclusivamente para alimentar o motor elétrico. Ou seja, não traciona as rodas. Entretanto, poderá ser abastecido com gasolina em vez de recarregar em tomadas e eletropostos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!