A Lexus apresentou nos Estados Unidos a renovação do GX. O SUV de grandes dimensões feito no Japão não mudava de cara desde 2009. Agora, após 14 anos, chega com visual repaginado e está começa a ser vendido entre o fim deste ano e o começo de 2024. Por ora, não há previsão de lançamento no Brasil.
Posicionado acima do LX, o GX é um SUV lançado em 2002 voltado principalmente para o mercado norte-americano. Conforme a marca, ele tem estrutura de carroceria sobre chassi. Agora, o carro, que é baseado no primo Toyota Land Cruiser, incorporou a nova plataforma GA-F, do irmão LX.
As dimensões do Lexus GX são as seguintes: 5,01 metros de comprimento, 2,12 m de largura e 1,92 m de altura. Porém, isso depende do tipo de pneu. Seja como for, a distância entre os eixos é de 1,94 m.
SUV da Lexus pode levar até 7 pessoas
Na mecânica, a Lexus inclui o motor 3.5 biturbo V6, com 354 cv e 66,3 mkgf de torque. É, portanto, associado a um câmbio automático Direct Shift de 10 marchas. De acordo com a marca, a capacidade de reboque é de 3.500 quilos. Tem tração integral como conteúdo de série. Dentre os avanços, estão pacotes específicos de desempenho off-road. Por exemplo, o sistema E-KDSS proporciona melhor tração em diversos tipos de superfícies, de acordo com a marca.
Em relação ao desenho, embora tenha silhueta dos jipões da década de 1970, o modelo segue o padrão dos demais SUVs da marca. Destaque para a avantajada grade dianteira, bem como para as linhas retas da carroceria. Elas contrastam com o estilo repleto de curvas dos demais modelos da marca de luxo da Toyota. Por dentro, mais linhas retas e uma tela gigante de 14 polegadas sensível ao toque. Por meio dela, dá para controlar várias funções do carro. Aliás, o GX pode levar cinco ou sete pessoas, conforme a versão. Por ora, também não há informações sobre preços.