A BYD está cada vez mais próxima de reativar a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). De acordo com o site BNews, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou que a fabricante chinesa já tem uma equipe completa em solo brasileiro, para agilizar os trabalhos na unidade. Tal como antecipado pelo Jornal do Carro, a BYD se comprometeu a investir cerca de R$ 3 bilhões na fábrica, para a instalação de três novas linhas de montagem. Uma para modelos eletrificados, outra para baterias e, por fim, mais uma para veículos pesados.
Até o momento, não há previsão para o início das operações. Entretanto, Rodrigues comentou que haverá um anúncio em breve. “Nossa expectativa é que no mês de julho a gente possa fazer o anúncio. E aí vai ser o papel da BYD em relação a montagem, reforma, os equipamentos e etc”. Além disso, espera-se a visita da vice-presidente global da BYD, Stella Li, ao Brasil entre junho e julho.
Produção da fábrica da BYD está prevista para 2025
Seja como for, a estimativa é que a fábrica fique pronta até 2025. De acordo com o cronograma, duas linhas de montagem devem ser finalizadas no último trimestre de 2024. A primeira unidade a operar será a de processamento de fosfato e lítio (das baterias).
A fabricante, por ora, não revelou detalhes sobre o funcionamento da operação em Camaçari. Assim, a produção dos modelos ainda não está totalmente definida. Entretanto, a expectativa é que a linha de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in (recarregáveis em tomadas e eletropostos) comece a operar em janeiro de 2025.
Hoje, a BYD comercializa no Brasil os elétricos Tan, Han, D1 e o SUV híbrido plug-in Song Plus. Além disso, no dia 28 de junho, a montadora vai lançar o hatch elétrico Dolphin ao mercado brasileiro. O modelo não deve ultrapassar a faixa dos R$ 200 mil. Por fim, a chinesa já registrou o hatch compacto Seagull no Instituto Nacional de Propriedade Veicular (INPI).
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