Com mais de 200 mil unidades vendidas ao longo de sua carreira no Brasil (apareceu por aqui em sua terceira geração, em 2011), o Nissan Versa acaba de chegar à linha 2024. A ideia é aumentar a participação da marca no País no segmento B de sedãs (sedãs compactos). Mas a fabricante não especifica estimativa de números. O modelo, produzido no México, chega à rede de concessionárias no Brasil – 190 pontos, no total -, nesta quinta-feira (22) e os preços partem de R$ 105.190.
Apesar das semelhanças com o Sentra, fica difícil não roubar clientes do irmão. Mas, de acordo com Maurício Greco, diretor de marketing da Nissan do Brasil, isso não é problema, afinal, “Não rouba vendas, cria vendas! Por exemplo, o cliente pode gostar do Versa, ir na concessionária e levar o Sentra, porque quer um motor maior, uma oferta de itens mais vasta. Acho positivo gerar essa dúvida no consumidor, principalmente, se eles se sentirem atendidos por ambos os modelos”.
Facelift
Além de mais tecnologia e itens extras de conforto, o Nissan Versa 2024 tem como maior destaque o design renovado. Na verdade, um facelift na comparação com a versão anterior. A grade, por exemplo, é nova e ostenta o novo logotipo da Nissan. Tem novos faróis full LEDs e o para-choque também foi redesenhado.
Nas laterais, novas rodas de 15″ a 17″, dependendo da versão. Por fim, na parte de trás, as lanternas não sofreram alterações. As cores da carroceria foram mantidas, mas há uma novidade: Cinza Lunar, totalizando oito tons.
Com o mesmo espaço entre-eixos de 2,62 metros, o Nissan Versa continua batendo na tecla do espaço como principal chamariz. É tanto que seu porta-malas de 482 litros é um dos principais destaques. Mas, por dentro, como novidades, vem com dois tipos de interior (com detalhes acinzentados ou azuis), acabamento melhorado e central multimídia maior, de 8″, na configuração mais cara – a mesma do Kicks. Os bancos agora têm tecnologia Gravidade Zero, para mais conforto.
Tecnologia extra
Em termos de tecnologia, as novidades ficam por conta do alerta de colisão frontal e do assistente inteligente de frenagem de série para toda a linha. Na versão de topo, tem os alertas de tráfego cruzado traseiro e de atenção do motorista. O ar-condicionado digital também é novidade na configuração mais cara do Versa.
No mais, o modelo vem com itens como sistema de partida em rampa e monitoramento de ponto cego. A partir da intermediária configuração Advance, tem visão 360º e detector de objetos em movimento. Entretanto, o piloto automático adaptativo fica para quem comprar o Sentra.
Por fim, o Versa tem volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos e vidros com acionamento elétrico e, nas versões de entrada e intermediária, tela multimídia de 7″ com Apple Car Play e Android Auto (com fio). Agora, o interior tem quatro entradas USB (três do tipo C e uma do tipo A). Por fim, carregador de celular por indução com luz indicadora no painel a partir da versão intermediária.
Motorização não muda
A mecânica do Nissan Versa se manteve inalterada. Continua sem oferta de câmbio manual – retirado recentemente. O conjunto é formado, então, pelo motor 1.6 16V que trabalha em conjunto com o câmbio Xtronic CVT. Em dados, tem 113 cv de potência máxima e torque de 15,3 mkgf a 4.000 rpm (números com etanol no tanque).
Preços:
- Sense: R$ 105.190
- Advance: R$ 114.290
- Exclusive: R$ 126.590
Vale lembrar que o Versa não entra na lista de descontos da Medida Provisória do governo. E a explicação é simples: vem importado do México. Isso, portanto, não atende aos requisitos estipulados pelo decreto do “carro popular”.
O concorrente de modelos como Toyota Yaris Sedan, Honda City Sedan e Chevrolet Onix Plus não é disponível no Brasil na versão SR, vendida no México. Por ora não está cogitada sua chegada por aqui, mas “tudo há possibilidade”, afirma Greco.