A quinta geração da Ford Ranger acaba de fazer sua estreia no Brasil. Agora, além de mais de R$ 18 mil mais barata que a linha anterior, a picape média concorrente de Chevrolet S10, Toyota Hilux e companhia ganhou visual diferenciado, novo interior, evolução de plataforma e mecânica, bem como mais equipamentos de série. Agora, o modelo parte de R$ 289.900 e R$ 319.990 nas versões XLT e Limited, respectivamente.
Mas antes de detalhar a lista de conteúdo por versões, cabe explicar brevemente as mudanças. Visualmente, o modelo foi todo renovado e, agora, ficou bem parecido com o das irmãs Maverick e F-150. A dianteira, por exemplo, tem faróis (iluminados por LEDs) em forma de “C” que abocanham a barra central da grade dianteira. Na parte de trás, lanternas e tampa da caçamba (com o nome “Ranger” em baixo relevo) também são novas.
Produzida na Argentina, a Ranger tem nova plataforma, chassi maior e mais robusto. A princípio, a rigidez torcional aumentou em cerca de 28%. Por falar na parte mecânica, debaixo do capô dianteiro, a Ranger 2024, a princípio, vai oferecer apenas o 3.0 V6 a diesel, que substitui o 3.2 de quatro-cilindros e 200 cv. Agora, o propulsor gera potência de 250 cv e 61,2 mkgf de torque máximo a partir das 1.750 rpm. Ademais, tem uma inédita tração 4×4, evoluções na suspensão, bem como nos sistemas de direção.
Cabe lembrar, no entanto, que a Ford vai lançar as versões XL e XLS com o novo motor 2.0. O quatro-cilindros turbodiesel gera 170 cv e pouco mais de 40 mkgf a partir das 1.750 rpm. A marca aponta que ele é mais silencioso e econômico que o 2.2 anterior. Além disso, tem 10 cv a mais de potência. Nesse caso, haverá opção de câmbio manual ou automático de seis velocidades e tração 4×2 ou 4×4. Entretanto, a fabricante não revelou as demais informações.
Esquema de vendas
De acordo com a Ford, a nova Ranger começou a ser vendida nesta quinta-feira (22). Porém, até segunda-feira (26) a oferta será apenas para quem se cadastrou no site www.ford.com.br. Assim, esses compradores receberão os carros em até 60 dias. Depois, as vendas serão abertas para o público em geral.
Conteúdos por versão
XL 2.0 4×4 MT (preço não informado): Sync 4 com tela de 10″, rodas de aço de 16 polegadas, painel de instrumentos com tela de 8″, sete airbags, controlador de velocidade, acendimento automático dos faróis, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, limitador de velocidade, diferencial traseiro blocante e alarme.
XLS 2.0 4×2 AT (preço não informado): Todo o conteúdo da versão XL, entretanto, acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas, para-choque na cor da carroceria, quatro modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, saída de ar-condicionado para os passageiros de trás, carregador de celular por indução, painel de instrumentos com tela de 8″, partida e acionamento do ar-condicionado remoto, entradas USB (tipos A e C) e faróis iluminados por LEDs com DRL.
XLS 2.0 4×4 AT (preço não informado): Todo o conteúdo da versão anterior, todavia, com diferencial traseiro blocante.
XLT 3.0 V6 4WD AT (R$ 289.990): Todo o conteúdo da versão anterior, somado de assistente autônomo de frenagem, bancos (com ajuste elétrico) e volante com revestimento de couro, estribos, retrovisores externos com rebatimento, sensor de chuva, comando de voz, freios a disco nas quatro rodas, start-stop, sete airbags, alerta de colisão, faróis de neblina com iluminação de LEDs, sensor de estacionamento dianteiro, retrovisor eletrocrômico, câmbio eletrônico E-Shifter, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres e freio de estacionamento eletrônico.
Limited 3.0 V6 4WD AT (R$ 319.990): Todo o conteúdo da versão anterior. A princípio, tem rodas com 18″, bagageiro de teto, lanternas de LEDs, santantônio na cor da carroceria, ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave, navegador off-road, monitoramento de pressão dos pneus e Sync 4 com tela de 12″.
Por R$ 20 mil extras, o interessado leva: rodas de liga leve de 20″, painel de instrumentos de 12″, câmera 360° e monitoramento de ponto cego. Na lista ainda tem os assistentes de permanência em faixa, de manobras evasivas e de cruzamentos.