A nova Ford Ranger Raptor 2024 será vendida no Brasil ainda em 2023. Embora a marca não confirme, a versão mais brava de sua picape média deve estrear no País no último trimestre. Portanto, será a primeira vez que a opção esportiva será oferecida aos brasileiros. Vale dizer que o modelo acaba de ganhar nova geração e já foi avaliado pelo Jornal do Carro.
Conforme o site da marca na Argentina, onde a nova Ford Ranger Raptor já está à venda, o motor é um 3.0 V6 a gasolina. A potência é de 397 cv e o torque, de 59,5 mkgf. Portanto, será a versão mais forte da picape média disponível no Brasil. Para comparação, o 3.0 V6 turbodiesel, que acaba de estrear no País nas versões XLT e Limited, produz 250 cv e 61,2 mkgf, respectivamente.
Nas três, o câmbio é o automático de dez marchas que estreou no Mustang, mas com atualização. Além disso, a nova Ford Ranger Raptor tem todos os equipamentos da atual versão de topo, Limited. Porém, há itens exclusivos. É o caso da suspensão bem mais alta que as das demais opções. Por sua vez, os amortecedores são Fox Racing Shox e têm 24 polegadas.
Preço estimado da nova Ford Ranger Raptor
De acordo com a Ford, o nível de rigidez tem ajuste automático, conforme a altura, aceleração, velocidade e ângulo de direção. Da mesma forma, a versão esportiva é 15 cm mais alta que a Limited, por exemplo. Assim, pode transpor áreas alagadas com até 85 cm de profundidade. Ou seja, tem 5 cm a mais que a atual configuração de topo.
Por ora, não há informações sobre preços. Porém, é possível ter uma ideia comparando a tabela da picape na Argentina. No país vizinho, a versão esportiva é 50% mais cara que a Limited. Se o mesmo parâmetro valer no Brasil, a nova Ford Ranger Raptor não deverá sair por menos de R$ 450 mil.
Seja como for, a vinda da Ranger Raptor já era prevista, tal como antecipou o JC. Afinal, em março a Ford registrou as patentes da versão esportiva no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Embora tenha a nova identidade visual das demais versões da linha, ela traz elementos marcantes. É o caso da grade dianteira preta, com a enorme inscrição do nome “Ford”.
*O jornalista viajou à Argentina a convite da Ford do Brasil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!