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Novo Peugeot 208 aparece sem camuflagem em flagra e revela visual
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Novo Peugeot 208 aparece sem camuflagem em flagra e revela visual

Facelift do Peugeot 208 europeu pode adiantar novidades do modelo no Brasil; por aqui, hatch terá motor 1.0 turbo flex do Pulse

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

26 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Peugeot 208 conta com atualizações parecidas com as do irmão 2008
Crédito:Reprodução/Worldscoop

A Peugeot está prestes a revelar a reestilização de meia vida do 208 na Europa. Prova disso é que o hatch de entrada surgiu em novos flagras sem nenhum tipo de camuflagem. Dessa forma, as imagens revelam as mudanças com mais ênfase na parte dianteira. O novo visual, inclusive, lembra bastante as alterações feitas no SUV 2008, que também recebeu uma atualização em maio deste ano no mercado europeu.

Como dissemos, as novidades estão concentradas na dianteira do carro. Há, por exemplo, novos faróis em Full LEDs. Entretanto, o grande destaque são as luzes diurnas logo abaixo dos faróis, que perdem o desenho de “dente de sabre” e dão lugar a três linhas que remetem às garras do leão. Além disso, outro detalhe que chama atenção é a grade reestilizada, bem como o novo logo da Peugeot que conta com a cabeça do leão e o nome da marca.



Peugeot 208
Novo Peugeot 208 receberá facelift na Europa – Reprodução/Worldscoop

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A traseira, por sua vez, recebeu alterações mais sutis. As lanternas, por exemplo, ganharam nova disposição interna, assim como acontece no 208. Além disso, também contam com o visual mais escurecido. No mais, o modelo perdeu o emblema do leão na tampa do porta-malas e ganhou uma nova gravura do nome “Peugeot”, entre as lanternas conectadas.

Novo visual do Peugeot 208 vem ao Brasil?

Aqui no Brasil, a Peugeot está bem próxima de lançar a linha 2024 do 208. Espera-se, portanto, que o facelift europeu antecipe algumas das novidades do hatch brasileiro. Seja como for, seria uma ótima oportunidade, já que o modelo vai receber a opção de motor 1.0 turbo flex T200, já disponível no Fiat Pulse e no Fastback. A marca francesa ainda não deu detalhes, mas a estreia está próxima – prevista para agosto.

Em relação aos dados de desempenho, o conjunto que vai entrar na linha do 208 deve manter os 130 cv de potência máxima com etanol e torque de 20,4 mkgf. Por fim, outra novidade no Peugeot 208 é o câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas e é da japonesa Aisin.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.