A Volkswagen deu início às comemorações pelos 70 anos de sua operação no Brasil. E anuncia a venda no País da ID.Buzz, também chamada de Kombi elétrica. Tal como o Jornal do Carro antecipou há um ano, a van a bateria da linha ID virá ao mercado nacional. De início, a oferta terá 70 unidades. Contudo, a marca não revelou os preços do modelo.
Como é a Volkswagen ID.Buzz
A ID.Buzz tem m motor elétrico capaz de gerar 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. A tração é traseira e a velocidade máxima é de 145 km/h. Ademais, a Kombi elétrica tem bateria de 82 kWh capaz de recarregar em estações de até 170 kW. Assim, recupera de 5% a 80% da energia em 30 minutos. Com carga completa, alcança até 425 km de autonomia no ciclo WLTP. Na gama, há a versão Cargo com o mesmo conjunto elétrico, mas com autonomia de 423 km entre as recargas.
Tecnologia de ponta
Mesmo com motor elétrico e desenho futurista, a ID.Buzz teve inspiração na primeira Kombi. Por isso, aposta na pintura saia-e-blusa. Mas a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen traz para a van várias tecnologias de última geração. Na lista, há frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sensores de obstáculos na dianteira e traseira e assistente de mudança de faixa de rolagem, por exemplo.
No mais, tem partida do motor por botão e controle de cruzeiro adaptativo. Além disso, traz ar-condicionado automático de duas zonas, volante multifuncional e faróis full-LEDs. O quadro de instrumentos é uma tela de 5,3 polegadas. Já a do multimídia pode ter 10″ ou 12″ (opcional) com espelhamento de celulares com Android Auto e Apple Carplay sem uso de fio. O interior, por sinal, é moderno e amplo, com o assoalho plano e espaço para cinco adultos.
O preço da Volkswagen ID.Buzz
Na Europa, a ID.Buzz tem preço sugerido a partir de € 56.090, ou R$ 293 mil, na conversão direta, na configuração Cargo. Já a van para passageiros parte de € 64.581, cerca de R$ 337 mil, sem taxas. Dessa forma, caso venha na versão para passageiros, a Kombi elétrica deverá ter preço próximo de R$ 400 mil. O modelo é feito em Hanover, na Alemanha. Mas, a partir de 2024, a Volkswagen vai produzir a van também nos Estados Unidos.
Kombi veio ao Brasil nos anos 1950
A ligação da Kombi com o Brasil começou em 1950. Portanto, logo depois do lançamento na Alemanha. No País, foi adotado um apelido, uma vez que o nome original do modelo é Kombinationsfahrzeug, que significa veículo combinado. Ou seja, em alusão à capacidade multiuso. De início, o carro era feito na Alemanha e vinha ao País por meio de navio. Porém, em 1953 a Volkswagen resolveu montar a van aqui.
Assim, as unidades chegavam desmontadas. Esse sistema é conhecido como CKD (de “Completely Knocked Down” ou “completamente desmontado”). Depois, em 2 de setembro de 1957, a Kombi passou a ser feita no Brasil com 50% de peças nacionais. Portanto, trata-se do primeiro modelo da marca fabricado aqui. E também o primeiro Volkswagen feito fora da Alemanha.
A Kombi foi o veículo que ficou por mais tempo em produção no planeta. Nada menos que 56 anos. Além disso, o Brasil foi último país a deixar de produzir o modelo. A unidade derradeira deixou a linha de montagem da fábrica da Anchieta no dia 19 de dezembro de 2013. Até então, mais de 1,56 milhão de unidades foram produzidas no País, segundo informações da VW.
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