O Jeep Renegade encarou uma nova bateria de testes de colisão do Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. E o resultado do crash test não foi nada bom para o SUV compacto produzido em Goiana (PE). A versão Sport, que ganhou R$ 19 mil de desconto no preço com o pacote do carro popular, recebeu apenas uma estrela em cinco possíveis, desempenho um tanto decepcionante para a instituição.
Com apenas dois airbags e o controle eletrônico de estabilidade (ESC), o Jeep Renegade marcou 48,71% para proteção para adultos, 66,71% para crianças, 45,32% para pedestres e usuários vulneráveis em estradas, além de 55,81% para os sistemas de assistência à segurança. Nesta nova bateria, o SUV passou por testes de impacto frontal, chicotada cervical (whiplash), impacto lateral, proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC, por exemplo.
Entretanto, no impacto frontal, a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, o que causou a perda de pontos. O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo do motorista, mas pouca proteção para a cabeça, provavelmente pela falta de proteção extra. Da mesma forma, o teste de impacto lateral no poste não aconteceu, pois o modelo testado não tem airbags laterais e de cortina, por exemplo.
A versão testada do Renegade veio do Panamá, mas é feita no Brasil e está disponível em outros mercados. Segundo o Latin NCAP, a fabricante recusou a avaliação voluntária do SUV para realizar mais testes de colisão no equipamento de segurança opcional.
Latin NCAP aponta uso indevido de informações ao consumidor
O Latin NCAP também cita o uso indevido de informações de testes de impacto anteriores do modelo. O Jeep Renegade teve seus testes realizados pelo Latin NCAP em 2015, quando obteve as cinco estrelas máximas nos parâmetros de avaliação da época (2013-2015). Por isso, recebeu os direitos de propaganda dos resultados por quatro anos. Mas continua fazendo até hoje.
Segundo o Latin NCAP, o SUV continuou a usar o resultado de 2015 após o período de quatro anos, inclusive para o modelo da linha 2023, por exemplo. Além disso, produziu adaptações de design incorretas e não autorizadas, apesar de o modelo ter passado por avaliação há quase oito anos e sob dois protocolos de avaliação anteriores.
Além disso, a organização não governamental afirma que considera contrastante o desempenho mostrado ao público, de cinco estrelas, com o atual, de apenas uma estrela. Assim, também questiona qual é a real intenção da montadora no uso enganoso dos resultados, algo que confunde o consumidor. O Latin NCAP ainda lembrou dos resultados ruins de modelos como Peugeot 208 e os Fiat Strada, Argo e Cronos, por exemplo.
Secretário do Latin NCAP considera resultados do Renegade ruins
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, afirmou que considera decepcionante o resultado, e que a Stellantis fica atrás da concorrência em termos de desempenho e equipamentos de segurança padrão. Ele também considera ruim a comunicação enganosa que a montadora faz aos consumidores da América Latina e do Caribe, por exemplo.
É importante ressaltar que a versão testada, mesmo que feita aqui, não é vendida no País. No Brasil, o modelo tem seis airbags, faróis Full-LEDs, ESP, detector de fadiga, assistente de manutenção de faixa e frenagem autônoma de emergência. O Renegade usa o motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 mkgf de torque, todas com câmbio automático de seis marchas. O preço da versão Básica 4×2 é de R$ 115.990, e pode chegar a até R$ 174.990, na versão Trailhawk T270 4X4 Flex.
Stellantis se posiciona sobre o resultado do Jeep Renegade no Latin NCAP
A Stellantis, responsável pela marca Jeep, disse em nota não fabricar mais a versão com apenas 2 airbags do Renegade. Além disso, disse que itens de segurança oferecidos de série em todas as versões fabricadas no País são distantes por completo da versão testada, já fora de linha. Por fim, a montadora reforça o compromisso na evolução constante de seus produtos, e que vende modelos com a mais severa exigência de engenharia, qualidade e homologações.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!