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Vai mudar! Hyundai Creta é flagrado na Índia e revela novo visual
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Vai mudar! Hyundai Creta é flagrado na Índia e revela novo visual

Novo Hyundai Creta terá visual inspirado no SUV Palisade; modelo indiano antecipa visual do carro no Brasil, mas não há data de estreia

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

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hyundia creta
Flagras revelam que Hyundi Creta terá mudanças significativas no visual
Crédito:Reprodução/Autocar

Embora tenha estreado no Brasil há menos de dois anos, a atual geração do Hyundai Creta já acumula quatro anos de vendas na Índia. Por lá, o SUV compacto já recebeu uma primeira reestilização. E a novidade agora é que a marca sul-coreana prepara mais um redesenho para o modelo. Entretanto, desta vez a inspiração virá do SUV de 7 lugares Palisade e na da nova geração do Tucson, que ainda não chegou ao Brasil. É o que mostram os flagras publicados pelo site indiano Autocar.

As imagens mostram o carro ainda bastante camuflado. No entanto, nota-se que a fabricante prepara algumas alterações inéditas. A dianteira, por exemplo, foi totalmente repaginada e vai receber uma grade mais ampla, bem como novos para-choques. Dessa forma, promete um visual diferente do atual, que trouxe muita polêmica na época do lançamento. Além disso, é possível ver faróis verticais serão divididos.



hyundai creta
Reprodução/Autocar

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Creta indiano antecipa modelo brasileiro

A traseira também será renovada. De acordo com a Autocar, o Creta terá novas lanternas de LED conectadas por uma barra de luz iluminada. As rodas, por sua vez, serão de 18″. Além disso, as imagens também indicam algumas tecnologias do pacote de segurança ADAS. Como é o caso, por exemplo, das câmeras 360 graus.

No geral, dessa forma, o Creta terá um visual bem diferente dos modelos já comercializados em outros mercados como Indonésia e África do Sul. Na Índia, o SUV está previsto para estrear em 2024. Ou seja, deve chegar logo em seguida no mercado brasileiro. 

Hyundai Palisade Caoa
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

E o motor?

Seja como for, no mercado indiano, o Creta vai continuar com opção de motor 1.5 a diesel de 115 cv. Entretanto, a marca vai substituir o 1.4 turbo de 140 cv pelo 1.5 turbo a gasolina de 160 cv, que estreou por lá no Verna. Vale lembrar que, aqui no Brasil, o modelo conta com o 1.0 turbo de 120 cv e o 2.0 aspirado, que entrega 167 cv de potência.

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.