O Volkswagen Jetta chegou ao Brasil há cerca de uma década, mas, lá fora, o sedã médio derivado do hatch Golf já acumula quatro décadas de produção. Por isso, nada mais conveniente que a marca lançar uma série especial de aniversário do modelo agora quarentão. O Jetta 40th Anniversary Edition terá apenas 1.984 unidades, marcando o ano do início da produção do modelo. Todas serão da versão esportiva GLI, que está disponível no Brasil.
O sedã é uma das novidades da marca para a linha 2024, e por lá custa US$ 29.235, o que dá por volta de R$ 138 mil, em conversão direta. A versão GLI 40th Anniversary Edition terá três opções de cores: Pure Grey, Pure White e Rising Blue. Nas três, a grade recebe um acabamento preto, bem como também as capas dos espelhos retrovisores e o spoiler traseiro.
Versão GLI 40th Anniversary celebra quarenta anos do sedã esportivo
A esportividade está também em detalhes em vermelho que podem ser vistos na carroceria, assim como também no emblema. A edição limitada oferece bancos com desenho exclusivo, com costuras vermelhas e pequenas etiquetas com a inscrição “GLI 40”, em alusão ao modelo. Os dois porta-copos tem a inscrição “GLI” e também “1984”, ano de lançamento do sedã esportivo. Próximo à base do volante, está a inscrição “40”.
A versão especial de aniversário continua com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, com 231 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. Lá fora, de série, o modelo oferece o câmbio manual de seis marchas, além do bloqueio eletrônico do diferencial. Opcionalmente, o modelo oferta a transmissão automática de dupla embreagem, com sete velocidades.
Na época de lançamento, quarenta anos atrás, o modelo saía de fábrica com um motor 1.8 de 90 cv, e transmissão manual de cinco marchas. Ainda que com números parecidos com um Voyage Sport 1.8S, por exemplo, tinha um desempenho adequado ao que se espera de um sedã compacto esportivo, no entanto.
Volkswagen Jetta GLI segue desatualizado no Brasil
No Brasil, entretanto, o Jetta GLI continua sem atualizações. Fabricado em Puebla, no México, está disponível em versão única no País, sendo oferecido por R$ 226.990. O sedã esportivo da Volkswagen é, no entanto, um dos últimos desse tipo de carroceria oferecidos pela marca no Brasil, com exceção do sedã compacto Virtus.
O GLI vem com o motor 2.0 TSI de 300 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. Mas, diferente do irmão americano, o câmbio é só automatizado de dupla embreagem DSG, com sete marchas. Além disso, tem tração dianteira com modo de condução esportivo. Por fim, o modelo conta com faróis full-LED, ar-condicionado digital automático de duas zonas, seis airbags, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, entre outros.
O Jornal do Carro também está no Instagram!