O Citroën C3 Aircross foi apresentado no Brasil em 27 de abril. E já chegou fazendo barulho. O SUV da marca francesa chegará ao País até o fim do ano e terá opções de cinco e sete assentos. Voltado a mercados emergentes, na Índia, promete motorização 1.2 turbo a gasolina com potência de 110 cv. Já o modelo que sairá das linhas de Porto Real (RJ) ainda mantém as opções de propulsores em segredo. Aposta-se no 1.6 EC5 flexível de até 120 cv e no 1.0 turboflex T200 (dos Fiat Pulse e Fastback) de até 130 cv.
O modelo global do chamado projeto C-Cubed terá, a princípio, como rivais no Brasil, SUVs compactos do naipe de Chevrolet Tracker, Renault Duster e companhia, informou a marca durante a apresentação simultânea entre Brasil e Índia. Nesse sentido, o principal chamariz do SUV feito na plataforma CMP é a distribuição de espaço interno. Com 4,32 metros de comprimento (um pouco maior que o Hyundai Creta) tem espaço entre-eixos de 2,67 m e, por fim, porta-malas de 489 litros – sem a terceira fila de bancos.
Possíveis preços
Ainda mantido em sigilo, o portfólio de versões e a lista de preços não foram revelados pela marca. Entretanto, acredita-se que o C3 Aircross terá preços próximos aos do primo Jeep Renegade (também da Stellantis). Ou seja, algo não tão distante da faixa que vai de R$ 125.990 (versão de entrada, com motor 1.3 turboflex) a R$ 179.390 (Trailhalk, com tração 4×4). Há quem diga que o Citroën tenha valores até mais baixos, para pegar a faixa do Fiat Pulse, que parte de R$ 100 mil.
Visual
Pelo montante, o modelo promete a mesma pegada do irmão menor C3 (hatch), com painel em dois tons, quadro de instrumentos digital com tela de 7″ e central multimídia com 10″. Na lista de itens, espelhamento sem fio para smartphones, cinco portas USB, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, bem como ar-condicionado com sistema de ventilação no teto.
No design, em síntese, o C3 Aircross também remete ao hatch. O conjunto óptico é praticamente igual. Mas o para-choque dianteiro é maior. As rodas têm desenho exclusivo. Nas laterais, destaque para os para-lamas alargados com arcos pretos em torno das caixas de roda. A parte de trás, por fim, tem lanternas com formato quadrado – entretanto, diferentes do C3.