Sem produzir carros no Brasil desde o início de 2021, a Ford finalmente encaminhou a venda do complexo de Camaçari, na Bahia. No local, a marca produzia a linha Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport. Pois a montadora enfim deu ponto final à questão e vendeu o complexo industrial para o governo da Bahia. Este, por sua vez, já está fechado com a chinesa BYD, que ficará com toda a propriedade. A ideia consiste em simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica.
Tal como contamos no Jornal do Carro, a montadora – que há mais de um ano negocia a compra das instalações – vai criar três unidades de produção no local. O objetivo é montar carros de passeio, veículos comerciais, bem como baterias. Assim, os modelos nacionais da BYD serão elétricos e híbridos.
Cabe recordar que, em julho, a BYD anunciou uma fábrica de veículos em Camaçari. Para isso, foi divulgado investimento de R$ 3 bilhões, bem como geração de 5 mil empregos. À época, o local exato não havia sido confirmado.
O que vem por aí?
Já com a linha de elétricos Dolphin, D1, Tan, Han e Yuan Plus, bem como o híbrido Song Plus DM-i, à venda no País (importados da China), a BYD pretende iniciar a produção local com carros de volume. O cronograma ainda permanece em segredo, mas, conforme contamos no mês passado, o SUV híbrido Song Plus é o candidato para ser um dos modelos que entrarão em produção. Também com ótima aceitação de mercado, o Dolphin tem produção praticamente certa no País. Afinal, seu preço convidativo vem cravando bons números de vendas e, inclusive, mexendo nos preços da concorrência.
Em relação ao calendário, a princípio, a estimativa é que a fábrica fique pronta até 2025. De acordo com a marca, duas linhas de montagem ficarão prontas no último trimestre de 2024. A primeira unidade a operar será a de processamento de fosfato e lítio (das baterias). A expectativa é que a linha de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in comece a operar em janeiro de 2025.
Breve histórico
A BYD é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia e veículos 100% elétricos. Ao Brasil, no entanto, chegou em 2015, com uma fábrica de ônibus elétricos, em Campinas (SP).