A nova geração do Ford Territory está no Brasil. O SUV desembarcou totalmente reformulado, da plataforma à mecânica. Por aqui, chega apenas na versão topo de linha Titanium. Assim, é a opção abaixo do Bronco Sport, como o utilitário o mais barato da marca. E vem competir com o líder, Jeep Compass, e com o Toyota Corolla Cross, ambos com produção nacional. Para esta dura missão, o novo Territory aposta no preço de R$ 209.990.
De acordo com a marca do oval azul, o SUV chegará às lojas brasileiras logo no começo de setembro. Inclusive, vale dizer que, apesar de manter o nome, o SUV chinês não tem nada a ver com o modelo ainda à venda por aqui. Esta nova geração é, na verdade, o Equator Sport, SUV feito pela Ford em parceria com a chinesa Jiangling Motors (JMC). Seja como for, o Territory é um dos 10 lançamentos que a marca prometeu para o Brasil.
Novo Ford Territory é maior e mais robusto
No visual, o novo Ford Territory está mais sofisticado. Afinal, a montadora criou desta vez um SUV mais imponente, com o estilo mais atual dos carros marca. Ou seja, o Territory abandona as linhas “chinesas” da primeira geração e adota um desenho mais moderno.
Essa transição fica evidente na dianteira. Afinal, o SUV ganhou grade maior e mais larga, com elementos tridimensionais. Além disso, tem faróis Full-LEDs e um conjunto óptico mais marcante. O para-choques, por sua vez, realça essa aparência mais robusta.
Da mesma forma, as linhas da carroceria deixam o perfil mais musculoso nas laterais. O SUV conta com rodas de 19″ de cinco raios vazados e com acabamento diamantada. O novo Territory, aliás, está mais alto. Afinal, trocou a plataforma. Agora são 4,63 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,93 m de largura e 2,72 m de entre-eixos. Assim, é maior que o Compass (4,40 m e 2,63 m) e também que o Corolla Cross (4,46 m e 2,64 m de entre-eixos).
Visual totalmente repaginado
Na traseira, o Territory tem lanternas estreitas que ficam em posição elevada e também são iluminadas com LEDs. Vale dizer que as luzes direcionais são sequenciais. Além disso, há apliques prateados no para-choques e um aerofólio que ajuda na aerodinâmica do SUV. As colunas traseiras oferecem uma continuação das janelas, o que alarga o modelo. Na tampa do porta-malas há o nome Territory e o da versão Titanium.
A placa foi realocada e fica em posição um pouco mais baixa, próxima do comando de abertura da tampa do porta-malas, que tem 448 litros. Ou seja, leva vantagem em relação ao Compass (410 l) e também supera o Corolla Cross (440 l). Seja como for, com os bancos rebatidos, o Territory alcança 1.422 litros. A abertura e fechamento da tampa são elétricos e o sistema permite ajustar o ângulo de abertura. E é possível abrir por sensor ou pela chave.
Ao todo, o Ford Territory tem seis opções de cores. São elas: azul metálico, vermelho “Vermont”, marrom “Roma”, preto “Toronto”, cinza “Catar” e branco “Bariloche”.
Vida a bordo
Na cabine, o Ford Territory é bastante confortável. Afinal, o SUV conta com um amplo espaço por conta do entre-eixos maior. Dessa forma, cabem cinco pessoas tranquilamente. De acordo com a Ford, o SUV tem uma linha mais horizontal no teto, o que fez com que o carro ganhasse 10 milímetros de altura na parte traseira. Assim, mesmo que pouco, há mais espaço de altura para os passageiros, segundo a Ford.
Seja como for, o destaque a bordo é o painel com o quadro de instrumentos e o multimídia em duas telas combinadas de 12,3 polegadas. A central tem espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, há comandos sensíveis ao toque para o ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução e seletor de câmbio giratório. O acabamento combina peças cromadas, amadeiradas e de superfície suave. O visual é alinhado ao de modelos chineses.
Por fim, o Territory conta com iluminação ambiente de LEDs no painel e nas quatro portas. Fazem parte dos equipamentos o volante com comandos, sistema Start-Stop, freio de estacionamento eletrônico e teto solar panorâmico, que dá um toque sofisticado ao SUV. Além disso, a Ford oferece o aplicativo “Ford Pass”, que permite dar comandos pelo smartphone.
Espaço de sobra
Ainda na cabine, a Ford acrescentou bancos com acabamento em duas cores. Além disso, os assentos dianteiros têm ajustes elétricos. Para o motorista, são 10 posições e para o passageiro são 4.
Entretanto, o destaque é o espaço. Isso porque há muitos lugares para guardar objetos. Além do porta-copos e do túnel central que guarda um baú profundo, a Ford abriu espaço embaixo do console. Ali ficam as portas USB dos tipos A e C, bem como uma tomada 12 volts. Por fim, o isolamento acústico da cabine está melhor sobretudo em alta velocidade.
Seis airbags e recursos de assistência
Em relação à segurança, o Ford Territory conta com uma lista completa de recursos de auxílio ao motorista. Câmeras 360°, controle de cruzeiro adaptativo com Stop e Go, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência e troca de faixa, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal estão no pacote. Ao todo, são 6 airbags, sendo duplos frontais, laterais e de cortina.
Ford Territory traz motor 1.5 a gasolina de 169 cv
Por último, vem o conjunto mecânico. No Brasil, o Ford Territory é equipado com o motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina. Este passou por uma recalibração que, de acordo com a Ford, ajudou no desempenho e nas respostas do SUV. Dessa forma, passa a gerar 169 cv de potência a 5.500 rpm e um torque máximo de 25,5 mkgf entre 1.500 rpm e 3.500 rpm. Assim, não é o mesmo motor 1.8 de 185 cv que o Territory recebeu na Argentina.
A transmissão, por sua vez, é automatizada com dupla embreagem e 7 marchas. Dessa forma, mudou bastante em relação a geração anterior, que tinha câmbio CVT. Segundo a Ford, essa transmissão auxilia nas trocas mais suaves, bem como na economia de combustível. Por falar nisso, de acordo com a tabela do PBVE do Inmetro, o Territory tem consumo de 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. A aceleração de zero a 100 km/h leva 10,3 segundos.
Por fim, o SUV conta com tração dianteira. Além disso, a suspensão é McPherson na dianteira e por braços múltiplos (Multilink) atrás. O modelo oferece 4 modos de condução: Normal, Eco, Serra Colina (para terrenos off-road) e Esportivo. Importante dizer que a Ford não pretende trazer uma versão híbrida do Territory, pelo menos por enquanto. Bom para a Toyota, que continua a surfar sozinha essa onda com o Corolla Cross híbrido.
Como é dirigir o Ford Territory?
O Jornal do Carro acelerou o novo Ford Territory em um trecho de cerca de 100 km entre São Paulo e a cidade de Itu, no interior paulista. E a conclusão é que o SUV é um carro para quem gosta de conforto. Afinal, além de uma melhora significativa na cabine e na oferta de mais tecnologias, o utilitário é muito estável e macio ao volante e em movimento.
Entretanto, embora tenha trocado de geração e recebido um motor mais potente, que melhorou as repostas ao acelerador, o SUV não é o mais veloz – o Compass 1.3 turboflex, por exemplo, faz 0-100 km/h em 8,8 segundos segundo a Jeep. Assim, o novo Territory aposta no pacote repleto de conteúdos a um preço competitivo. Bem como no visual mais moderno e nas dimensões maiores, que o deixaram imponente e mais espaçoso a bordo.
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