Você está lendo...
Novo Ford Territory chega para desafiar Compass e Corolla Cross; veja o preço
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Novo Ford Territory chega para desafiar Compass e Corolla Cross; veja o preço

Completamente reformulado, novo Ford Territory chega ao Brasil com visual mais moderno, novas tecnologia e preço para combater rivais

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

28 de ago, 2023 · 12 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Territory
Novo Ford Territory chega ao Brasil totalmente renovado e com motor 1.5 a gasolina
Crédito:Jady Peroni/Jornal do Carro

A nova geração do Ford Territory está no Brasil. O SUV desembarcou totalmente reformulado, da plataforma à mecânica. Por aqui, chega apenas na versão topo de linha Titanium. Assim, é a opção abaixo do Bronco Sport, como o utilitário o mais barato da marca. E vem competir com o líder, Jeep Compass, e com o Toyota Corolla Cross, ambos com produção nacional. Para esta dura missão, o novo Territory aposta no preço de R$ 209.990.

Novo Ford Territory chega para encarar Compass e Corolla Cross

De acordo com a marca do oval azul, o SUV chegará às lojas brasileiras logo no começo de setembro. Inclusive, vale dizer que, apesar de manter o nome, o SUV chinês não tem nada a ver com o modelo ainda à venda por aqui. Esta nova geração é, na verdade, o Equator Sport, SUV feito pela Ford em parceria com a chinesa Jiangling Motors (JMC). Seja como for, o Territory é um dos 10 lançamentos que a marca prometeu para o Brasil.

Publicidade




Ford Territory
Jady Peroni/Jornal do Carro

Novo Ford Territory é maior e mais robusto

No visual, o novo Ford Territory está mais sofisticado. Afinal, a montadora criou desta vez um SUV mais imponente, com o estilo mais atual dos carros marca. Ou seja, o Territory abandona as linhas “chinesas” da primeira geração e adota um desenho mais moderno.

Essa transição fica evidente na dianteira. Afinal, o SUV ganhou grade maior e mais larga, com elementos tridimensionais. Além disso, tem faróis Full-LEDs e um conjunto óptico mais marcante. O para-choques, por sua vez, realça essa aparência mais robusta.


Da mesma forma, as linhas da carroceria deixam o perfil mais musculoso nas laterais. O SUV conta com rodas de 19″ de cinco raios vazados e com acabamento diamantada. O novo Territory, aliás, está mais alto. Afinal, trocou a plataforma. Agora são 4,63 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,93 m de largura e 2,72 m de entre-eixos. Assim, é maior que o Compass (4,40 m e 2,63 m) e também que o Corolla Cross (4,46 m e 2,64 m de entre-eixos).

Jady Peroni/Jornal do Carro

Visual totalmente repaginado

Na traseira, o Territory tem lanternas estreitas que ficam em posição elevada e também são iluminadas com LEDs. Vale dizer que as luzes direcionais são sequenciais. Além disso, há apliques prateados no para-choques e um aerofólio que ajuda na aerodinâmica do SUV. As colunas traseiras oferecem uma continuação das janelas, o que alarga o modelo. Na tampa do porta-malas há o nome Territory e o da versão Titanium.


A placa foi realocada e fica em posição um pouco mais baixa, próxima do comando de abertura da tampa do porta-malas, que tem 448 litros. Ou seja, leva vantagem em relação ao Compass (410 l) e também supera o Corolla Cross (440 l). Seja como for, com os bancos rebatidos, o Territory alcança 1.422 litros. A abertura e fechamento da tampa são elétricos e o sistema permite ajustar o ângulo de abertura. E é possível abrir por sensor ou pela chave.

Ao todo, o Ford Territory tem seis opções de cores. São elas: azul metálico, vermelho “Vermont”, marrom “Roma”, preto “Toronto”, cinza “Catar” e branco “Bariloche”.

Vida a bordo

Na cabine, o Ford Territory é bastante confortável. Afinal, o SUV conta com um amplo espaço por conta do entre-eixos maior. Dessa forma, cabem cinco pessoas tranquilamente. De acordo com a Ford, o SUV tem uma linha mais horizontal no teto, o que fez com que o carro ganhasse 10 milímetros de altura na parte traseira. Assim, mesmo que pouco, há mais espaço de altura para os passageiros, segundo a Ford.


Ford Territory
Jady Peroni/Jornal do Carro

Seja como for, o destaque a bordo é o painel com o quadro de instrumentos e o multimídia em duas telas combinadas de 12,3 polegadas. A central tem espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, há comandos sensíveis ao toque para o ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução e seletor de câmbio giratório. O acabamento combina peças cromadas, amadeiradas e de superfície suave. O visual é alinhado ao de modelos chineses.

Por fim, o Territory conta com iluminação ambiente de LEDs no painel e nas quatro portas. Fazem parte dos equipamentos o volante com comandos, sistema Start-Stop, freio de estacionamento eletrônico e teto solar panorâmico, que dá um toque sofisticado ao SUV. Além disso, a Ford oferece o aplicativo “Ford Pass”, que permite dar comandos pelo smartphone.


Espaço de sobra

Ainda na cabine, a Ford acrescentou bancos com acabamento em duas cores. Além disso, os assentos dianteiros têm ajustes elétricos. Para o motorista, são 10 posições e para o passageiro são 4.

Ford Territory
Divulgação/Ford

Entretanto, o destaque é o espaço. Isso porque há muitos lugares para guardar objetos. Além do porta-copos e do túnel central que guarda um baú profundo, a Ford abriu espaço embaixo do console. Ali ficam as portas USB dos tipos A e C, bem como uma tomada 12 volts. Por fim, o isolamento acústico da cabine está melhor sobretudo em alta velocidade.


Seis airbags e recursos de assistência

Em relação à segurança, o Ford Territory conta com uma lista completa de recursos de auxílio ao motorista. Câmeras 360°, controle de cruzeiro adaptativo com Stop e Go, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência e troca de faixa, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal estão no pacote. Ao todo, são 6 airbags, sendo duplos frontais, laterais e de cortina.

Ford Territory traz motor 1.5 a gasolina de 169 cv

Por último, vem o conjunto mecânico. No Brasil, o Ford Territory é equipado com o motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina. Este passou por uma recalibração que, de acordo com a Ford, ajudou no desempenho e nas respostas do SUV. Dessa forma, passa a gerar 169 cv de potência a 5.500 rpm e um torque máximo de 25,5 mkgf entre 1.500 rpm e 3.500 rpm. Assim, não é o mesmo motor 1.8 de 185 cv que o Territory recebeu na Argentina.

Divulgação/Ford

A transmissão, por sua vez, é automatizada com dupla embreagem e 7 marchas. Dessa forma, mudou bastante em relação a geração anterior, que tinha câmbio CVT. Segundo a Ford, essa transmissão auxilia nas trocas mais suaves, bem como na economia de combustível. Por falar nisso, de acordo com a tabela do PBVE do Inmetro, o Territory tem consumo de 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. A aceleração de zero a 100 km/h leva 10,3 segundos.

Por fim, o SUV conta com tração dianteira. Além disso, a suspensão é McPherson na dianteira e por braços múltiplos (Multilink) atrás. O modelo oferece 4 modos de condução: Normal, Eco, Serra Colina (para terrenos off-road) e Esportivo. Importante dizer que a Ford não pretende trazer uma versão híbrida do Territory, pelo menos por enquanto. Bom para a Toyota, que continua a surfar sozinha essa onda com o Corolla Cross híbrido.

Como é dirigir o Ford Territory?

O Jornal do Carro acelerou o novo Ford Territory em um trecho de cerca de 100 km entre São Paulo e a cidade de Itu, no interior paulista. E a conclusão é que o SUV é um carro para quem gosta de conforto. Afinal, além de uma melhora significativa na cabine e na oferta de mais tecnologias, o utilitário é muito estável e macio ao volante e em movimento.


Entretanto, embora tenha trocado de geração e recebido um motor mais potente, que melhorou as repostas ao acelerador, o SUV não é o mais veloz – o Compass 1.3 turboflex, por exemplo, faz 0-100 km/h em 8,8 segundos segundo a Jeep. Assim, o novo Territory aposta no pacote repleto de conteúdos a um preço competitivo. Bem como no visual mais moderno e nas dimensões maiores, que o deixaram imponente e mais espaçoso a bordo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Saveiro 2024 muda visual e fica mais barata para incomodar a Fiat Strada

Prós

  • Nova geração melhorou em tecnologia, espaço e mecânica; SUV tem preço competitivo para a categoria

Contras

  • Embora tenha recebido motor recalibrado para melhorar consumo, só tem opção a gasolina, enquanto os concorrentes com produção nacional contam com motor flex.

Ficha Técnica

Ford Territory Titanium

Versão

Titanium (única)

Preço sugerido

R$ 209.990

Motor

1.5 turbo Ecoboost de 4 cilindros, 16V, a gasolina

Potência

169 cv a 5.500 rpm

Torque

25,5 mkgf entre 1.500 e 3.500 rpm

Câmbio

Automatizado de dupla embreagem e 7 velocidades

0 a 100 km/h

10,3 segundos

Tração

Dianteira

Rodas e Pneus

19 polegadas com pneus 235/50

Comprimento

4,63 m

Altura

1,70 m

Largura

1,93 m

Entre-eixos

2,72 m

Peso (ordem de marcha)

2.025 kg

Porta-malas

448 litros

Suspensão

MacPerson na dianteira e Multilink na traseira

Consumo

9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.