A Fiat vai disponibilizar no mercado o kit oficial Mopar Performance para o Pulse Abarth. Ainda sem bater o martelo ou, tampouco, divulgar preços, a fabricante italiana tem como objetivo atrair os proprietários que buscam uma pitada extra de esportividade, mas que, ao mesmo tempo, não querem correr o risco de perder a garantia de fábrica – praxe quando recorre-se às preparações de oficinas paralelas. Deve estar disponível no mercado ainda neste ano.
A princípio, o kit elaborado pela Mopar (marca de pós vendas que oferece acessórios e serviços a modelos do grupo) tem quatro itens – que não serão vendidos separadamente. Nele, são novos coletor e filtro, a fim de melhorar o fluxo aerodinâmico e levar mais ar para o motor.
Um chip de potência tem por função ajudar a recalibração. Desse modo, o upgrade mecânico e eletrônico promete aumentar, de fábrica, a potência do motor 1.3 T270 turboflex do Pulse Abarth de 185 cv para 220 cv (35 cv a mais). E o torque também sobe. De 27,5 mkgf para 35 mkgf. Tudo, no entanto, sem comprometer quesitos como durabilidade e segurança.
E a novidade, todavia, não se restringe a números mais altos do motor. O projeto engloba um verdadeiro retrabalho de engenharia. Até o pedal do acelerador sofrerá modificações. Um remapeador oferecerá sete tipos de respostas diferentes. Tudo por App de celular ou por um botão dentro do carro.
Novo escapamento
Por fim, melhoria do fluxo dos gases de escape (para potência extra) também faz parte do pacote. Visualmente, modelo se destacará pelo escapamento totalmente novo. São quatro saídas (duas de cada lado). E tem nova equalização sonora.
As alterações, a princípio, que pegam também a central eletrônica que comanda o funcionamento do motor (ECU), seguem em finalização de testes. Falta, portanto, a validação e, por fim, a Fiat bater o martelo se o Pulse Abarth mais agressivo vai, de fato, poupar a garantia do proprietário.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!