Você está lendo...
Fiat Pulse Abarth ganhará kit Mopar Performance com 35 cv a mais
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Fiat Pulse Abarth ganhará kit Mopar Performance com 35 cv a mais

Mopar Performance promete 35 cavalos extras de potência ao motor do Fiat Pulse Abarth e 7,5 mkgf de torque a mais; kit possui quatro itens

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

30 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Pulse Abarth
Pela primeira vez no Brasil uma marca vai ter kit próprio de preparação
Crédito:FELIPE RAU/ESTADAO

A Fiat vai disponibilizar no mercado o kit oficial Mopar Performance para o Pulse Abarth. Ainda sem bater o martelo ou, tampouco, divulgar preços, a fabricante italiana tem como objetivo atrair os proprietários que buscam uma pitada extra de esportividade, mas que, ao mesmo tempo, não querem correr o risco de perder a garantia de fábrica – praxe quando recorre-se às preparações de oficinas paralelas. Deve estar disponível no mercado ainda neste ano.



A princípio, o kit elaborado pela Mopar (marca de pós vendas que oferece acessórios e serviços a modelos do grupo) tem quatro itens – que não serão vendidos separadamente. Nele, são novos coletor e filtro, a fim de melhorar o fluxo aerodinâmico e levar mais ar para o motor.

Um chip de potência tem por função ajudar a recalibração. Desse modo, o upgrade mecânico e eletrônico promete aumentar, de fábrica, a potência do motor 1.3 T270 turboflex do Pulse Abarth de 185 cv para 220 cv (35 cv a mais). E o torque também sobe. De 27,5 mkgf para 35 mkgf. Tudo, no entanto, sem comprometer quesitos como durabilidade e segurança.

Publicidade


E a novidade, todavia, não se restringe a números mais altos do motor. O projeto engloba um verdadeiro retrabalho de engenharia. Até o pedal do acelerador sofrerá modificações. Um remapeador oferecerá sete tipos de respostas diferentes. Tudo por App de celular ou por um botão dentro do carro.

Fiat Pulse Abarth
Modelo trocará dupla saída de escape pela quádrupla (FELIPE RAU/ESTADAO)

Novo escapamento

Por fim, melhoria do fluxo dos gases de escape (para potência extra) também faz parte do pacote. Visualmente, modelo se destacará pelo escapamento totalmente novo. São quatro saídas (duas de cada lado). E tem nova equalização sonora.


As alterações, a princípio, que pegam também a central eletrônica que comanda o funcionamento do motor (ECU), seguem em finalização de testes. Falta, portanto, a validação e, por fim, a Fiat bater o martelo se o Pulse Abarth mais agressivo vai, de fato, poupar a garantia do proprietário.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.