A Volkswagen vai tirar o câmbio manual de seis marchas de linha a partir de 2024. A caixa que equipa o Golf se despede do mercado – por causa dos novos limites de emissões mais rigorosos propostos no padrão Euro 7 – com a nova edição especial GTI 380, que acaba de ser lançada no mercado norte-americano. A transmissão fica disponível nas configurações S, SE e Autobahn. Os preços sugeridos partem de US$ 32.485 (uns R$ 160 mil, na conversão direta).
A princípio , cabe explicar que a nomenclatura GTI 380 consiste numa referência ao Golf GTI 337 – edição especial, vendida em 2002. O número 337, na ocasião, tinha origem no código interno do modelo, de primeira geração. Agora, no entanto, o mesmo caso. Afinal, 380 é o código interno da Volks para o Golf Mk8.
Atrelado ao novo câmbio, o motor do Golf GTI 380 2024 é o mesmo 2.0 quatro cilindros das demais versões. Desse modo, gera potência máxima de 244 cv. O torque, por fim, fica em 37 mkgf.
Ainda em mecânica, vale explicar que o Golf GTI também é oferecido com câmbio automático nos Estados Unidos. Já o Golf R, conta com câmbio DSG, de sete marchas.
O que mais o carro tem?
Além do câmbio manual, o GTI 380 tem sistema de suspensão adaptativa. Na estética, rodas de 19 polegadas pintadas em preto e cobertas por pneus de alta performance. Trata-se do mesmo conjunto que equipa o Golf R 20th Anniversary Edition. Ademais, tem retrovisores externos e teto também com acabamento em preto brilhante. Há partes da carroceria com tom vermelho, como as pinças de freio, por exemplo.
Do lado de dentro, o Golf GTI 380 tem revestimento dos bancos no padrão xadrez – tradição no hatch. E por falar em herança, o modelo 2024 também leva a manopla de câmbio em formato de bola de golfe.
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