Você está lendo...
Honda Prologue é irmão gêmeo do Chevrolet Blazer e chega em 2024
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Honda Prologue é irmão gêmeo do Chevrolet Blazer e chega em 2024

Feito sob a plataforma Ultium da GM, Honda Prologue é irmão de plaforma do Chevrolet Blazer EV, que está confirmado para o mercado brasileiro

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

02 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Honda Prologue
Honda Prologue utiliza baterias Ultium da GM, e é irmão de plataforma do Chevrolet Blazer EV
Crédito:Honda/Divulgação

Ainda em 2018, as marcas Honda e General Motors anunciaram uma parceria, que resultaria em dois SUVs elétricos para a montadora japonesa. O primeiro deles, o modelo Acura ZDX, fez sua primeira aparição durante a Monterrey Car Week, ainda em agosto. O segundo fruto da parceria é o SUV Honda Prologue, cujos detalhes foram recém-revelados.

A fim de não ofuscar o outro produto da parceria, o ZDX, o Prologue terá uma bateria menor, com 85 kWh. O ZDX, em comparação, terá baterias de íon de lítio com 102 kWh, por exemplo. Disponível com um único motor e tração dianteira, ou dois motores e tração integral, o modelo da Honda terá 288 cv e 46 mkgf de torque, mas na versão com dois motores.



Modelo é irmão de plataforma do Chevrolet Blazer EV (Honda/Divulgação)

Publicidade


O Prologue será equipado com a tecnologia de baterias Ultium, feitas pela General Motors, assim como seu irmão de plataforma, o Chevrolet Blazer EV. Disponível em versões EX, Touring e Elite, o SUV elétrico pode ter rodas de 19 ou 21 polegadas. Entretanto, apenas a versão topo de linha terá a opção de um modo de condução “sport”.

Honda Prologue faz 482 km em uma única recarga

A Honda estima uma autonomia de até 300 milhas (482 km) com uma única carga, tornando o Prologue competitivo frente à concorrência. Ainda assim, no entanto, o modelo só comporta cargas a até a velocidade de 155 kW, menos do que o Acura ZDX, capaz de atingir 190 kW. 

Interior é simples e funcional, e tem botões físicos (Honda/Divulgação)

Por dentro, o interior é típico da Honda, com relativa simplicidade e a presença de botões físicos, algo em declínio atualmente. Além disso, todo Prologue terá de séria uma tela de 11 polegadas no painel de instrumentos, bem como uma central multimídia de 11,3 polegadas. O sistema ainda conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e aplicativos do Google.

Por fim, quando for finalmente posto à venda no mercado americano, em 2024, o modelo estará na faixa dos US$ 40 mil, o equivalente a R$ 201.108 em conversão direta. O modelo é aguardado no mercado norte-americano com expectativa, uma vez que será o primeiro Honda totalmente elétrico à venda. 

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane E-Tech elétrico: preço, tamanho e desempenho

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.