Você está lendo...
Fora da lei: radar na Eslováquia flagra cachorro ao volante
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Fora da lei: radar na Eslováquia flagra cachorro ao volante

Motorista foi flagrado pela polícia local dirigindo com seu cachorro no colo; prática é proibida por lei no Brasil e pode resultar em infração

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

07 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Situação ocorreu na cidade de Trnava na Eslováquia
Crédito:Reprodução

Um radar móvel na Eslováquia flagrou uma situação um tanto inusitada. Durante a ronda, um Skoda Kamiq ultrapassou o limite de velocidade permitido por lei na via, que era de 60 km/h. Portanto, acabou aparecendo nas imagens do aparelho. Logo em seguida, quando a polícia local foi verificar os registros, notou a presença de um cachorro ao volante. Sim, um pet estava no banco do motorista.

Após o ocorrido, a polícia rodoviária de Trnava (cidade da Eslováquia) parou o SUV para realizar uma fiscalização. Nas imagens, é possível ver um caro de porte médio logo atrás do volante do carro. De acordo com o motorista de 31 anos, seu cachorro estava agitado e acabou pulando em seu colo durante a direção. No entanto, o rapaz não fez esforços para contornar a situação e decidiu seguir viagem.



lei
Reprodução

Publicidade


Seja como for, não se sabe o desfecho da situação. No entanto, o motorista deve ser penalizado com multas de excesso de velocidade e por transportar um animal solto no veículo. Afinal, a prática não é permitida por lei.

Lei no Brasil

Aqui no Brasil, por exemplo, o transporte de pets soltos no interior do automóvel pode resultar em uma infração média de R$ 130,16. Além da adição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A prática, aliás, é muito comum no Brasil. Donos deixam seus cachorros livres nos carros, inclusive, com as janelas abertas. No entanto, a situação pode implicar em acidentes graves.

Animal lei
Divulgação/ Envato

Aliás, o artigo 235 do código também diz que os pets não podem ser transportados na parte externa, incluindo a cabeça para fora da janela. Nesse caso, a multa é gravíssima. Assim gera um boleto de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Por isso, é necessário redobrar os cuidados com os bichinhos de estimação durante os passeios de carro. Isso porque eles tendem a ficar inquietos e desconfortáveis. Além disso, um animal solto na cabine pode distrair o motorista e pular em seu colo, como aconteceu no caso da Eslováquia. Veja como transportar seu pet de forma segura.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Seres 3: como é o novo SUV elétrico chinês que quer clientes de BYD e Volvo
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.