Você está lendo...
Novo T-Cross, Kardian e Yaris Cross: os novos SUVs que chegam em 2024
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Novo T-Cross, Kardian e Yaris Cross: os novos SUVs que chegam em 2024

Separamos cinco modelos que prometem chegar ao mercado de SUVs em 2024; modelos veteranos e novidades compõem a lista

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

25 de out, 2023 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

híbrido flex
Toyota Yaris Cross ficou para 2025
Crédito:Akbar Merchant/Autocar India

O fim do ano se aproxima, o que significa que em dois meses já estaremos falando de 2024. Com um novo ano, chegam também novidades ao mercado, e um dos segmentos mais aquecidos, o de SUVs, promete ser bastante movimentado. Assim, o Jornal do Carro preparou uma lista com os principais lançamentos que vão chegar em breve.



Confira os SUVs que chegam ao mercado em 2024

Volkswagen T-Cross 

VW/Divulgação

A versão reestilizada do SUV compacto Volkswagen T-Cross ainda não chegou ao mercado nacional, mas já foi renovada na Europa, conforme o Jornal do Carro já informou. No entanto, chegam novidades sobre o modelo na Argentina, que teve sua patente registrada por lá. Mais um entre os SUVs da VW, o modelo terá o visual remodelado da versão europeia, mas aplicada ao entre-eixo do sedã compacto Virtus, por exemplo.

Publicidade


Os registros feitos pela VW no país vizinho mostram que o T-Cross já tem um visual definido, que pode ser reservado para o modelo 2025. De novidade estética, um dos destaques é a dianteira, com um para-choque novo, nova grade com um filete de LED iluminado, e o fim dos faróis de neblina, em favor de luzes diurnas maiores.

Por fim, o SUV compacto deve ser lançado no Brasil em 2024. Mesmo em testes há algum tempo, a Volkswagen deve reservar a reestilização como novidade para o próximo ano, mantendo as versões 1.0 e 1.4 Turbo, sem uma versão eletrificada, no entanto. 

Hyundai Palisade 

Hyundai Palisade Caoa
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Além do Kona elétrico e híbrido, do Ioniq e do New Tucson reestilizado, a montadora mostrou no início deste ano o SUV Hyundai Palisade, pela primeira vez no Brasil. O utilitário estreou em 2020 e veio, então, substituir o Santa Fe em alguns mercados, como os Estados Unidos.

Com 7 lugares, o modelo tem 4,98 metros de comprimento e longos 2,90 m de entre-eixos. A unidade que estava em exposição em uma concessionária em Moema, na zona Sul de São Paulo, estava com o motor 3.8 V6 com 295 cv de potência e 36,1 mkgf de torque máximo.

Entretanto, a Caoa ainda não definiu a data de estreia do Hyundai Palisade e tampouco que versões vai trazer para o Brasil. A montadora que representa da marca sul-coreana no País disse apenas que o SUV chega entre 2024 e 2025. Mas, ao Jornal do Carro, uma fonte da empresa confirmou que o modelo terá versão híbrida.


Renault Kardian

Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Pensando em volume de vendas no Brasil, o Renault Kardian é um dos lançamentos mais importantes da marca francesa para os próximos anos. O SUV, aliás, está previsto para ser lançado oficialmente ainda em outubro deste ano, mas com os novos modelos chegando às ruas em 2024. Descrito pela marca como um modelo ágil, com dimensões menores a 4,15 metros de comprimento, o SUV será, decerto, compacto. Entretanto, apesar do tamanho relativamente próximo da concorrência, é de se esperar que seja maior que o atual Stepway, que mede 4,07 metros de comprimento.

Além disso, com itens como a grade redesenhada, acompanhada do novo logotipo da Renault, o Kardian promete ser um ponto de partida da marca para novas experiências no mercado brasileiro. O modelo utiliza a plataforma CMF-B, já familiarizada em modelos como Clio e Captur na Europa. Além disso, a arquitetura moderna permite o uso de motorizações eletrificadas, e receberá o motor 1.0 turbo feito no País.


Nissan X-Trail 

Nissan/Divulgação

Após três anos sem novidades no mercado americano, o SUV Nissan X-Trail foi finalmente renovado. Líder de vendas da marca no país, o modelo ganha novidades estéticas e também tecnológicas — que são bem-vindas —, já que o modelo já tem como destino certo o mercado brasileiro, a partir do próximo ano. Nos EUA, ele recebe outro nome: Rogue.

Dentre as novidades do redesenho, a dianteira ganhou barras horizontais mais volumosas, em que detalhes em branco seguem a mesma escola do sedã Versa. O para-choque ganha linhas mais destacadas, com visual mais parrudo, ligeiramente maior que outro rival da categoria: o Jeep Compass, por exemplo.


Sob o capô, o SUV é movido por pelo mesmo motor VC-Turbo 1.5, com 201 cv e 31,1 mkgf de torque, acoplado a uma transmissão automática Xtronic CVT. Para o mercado nacional, no entanto, está destinada outra versão, possivelmente com o CVT aliado a outros dois motores elétricos, com 208 cv e 33,6 mkgf de torque. 

O X-Trail chega ao mercado americano no início do próximo ano, e se não houver maiores intercorrências, pode chegar ao Brasil após isso. Recentemente, noticiamos uma unidade flagrada no País, rodando em testes, confira!

SUVs: Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross
Toyota/Divulgação

A Toyota está muito próxima de lançar seu novo SUV no Brasil. Desta vez, a montadora japonesa registrou as patentes e desenhos industriais do Yaris Cross na Argentina. A expectativa é de que o modelo seja apresentado ainda em 2023 no Brasil, e chegue às lojas daqui logo no início de 2024 com produção na fábrica de Sorocaba (SP).

Além de inédito no País e na América do Sul, o Yaris Cross já está à venda na Indonésia, onde tem como principal concorrente o Hyundai Creta. Este, tanto lá quanto aqui, é um dos SUVs mais emplacados em 2023. Ou seja, a Toyota vai brigar pela liderança com o novo SUV.

Por isso, o Yaris Cross vai disputar vendas diretamente com os SUVs líderes, entre eles Chevrolet Tracker, Honda HR-V e VW T-Cross. Assim, virá posicionado abaixo do Corolla Cross na gama, com preços que devem partir próximos de R$ 140 mil e alcançar cerca de R$ 180 mil na versão topo de linha. Aliás, o SUV vai estrear um novo conjunto híbrido flexível da Toyota no País. Este terá o motor 1.5 e será mais simples e barato que o disponível no Corolla 2024 e no Corolla Cross, por exemplo


O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Honda Accord híbrido ganha nova geração e está mais tecnológico

Hyundai HB20 Sense
Oferta exclusiva

Hyundai HB20 Sense

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.