O Renault Duster, em sua nova versão, vazou em um material publicitário recentemente, e agora chegam suas fotos oficiais. E, de fato, o SUV sofreu mudanças radicais em seu desenho. Na Europa, o modelo é vendido como Dacia Duster, vindo da subsidiária romena da Renault, e é uma das opções mais vendidas da marca, além de ser o SUV mais vendido do ano passado no continente.
Assim, o Duster utiliza a plataforma da Renault-Nissan, chamada CMF-B, já utilizada pelo Sandero, por exemplo. O novo visual, mais parrudo, tem certa semelhança com o antigo, mas se perde ao deixar de olhar apenas as laterais, e concentrando-se na frente e na traseira, onde as mudanças foram bem mais expressivas.
Duster tem visual inteiramente novo, mais robusto
A dianteira ganhou um capô com linhas esportivas, com ressaltos que sugerem até um motor maior, por exemplo. A grade dianteira é totalmente nova, e conecta-se aos faróis, de LED, que imitam um “Y” deitado. Uma moldura plástica nova acolhe os faróis de milha, e uma grande entrada de ar. Nas laterais do para-choque dianteiro também há entradas, verticais.
Segundo a Dacia, a mudança para a nova plataforma permite ao Duster ter mais espaço interno, principalmente para os que vão na frente. O modelo ganhou também em largura, e também mais espaço para o porta-malas, algo útil para famílias. Assim, com abertura mais alta e larga, o porta-malas agora comporta até 6% mais espaço, com 472 litros de capacidade, por exemplo. Além disso, o rack no teto é funcional, e suporta até 80 kg.
Apesar dos ganhos em dimensões, o modelo perdeu 16 mm de entre-eixos, e isso se traduz em um interior um pouco menos espaçoso que o esperado. Por dentro, há um painel digital, e uma tela central de 10,1 polegadas, virada para o motorista. Entretanto, são luxos que não estarão na versão básica, que ainda contará com instrumentação analógica. A alavanca de câmbio e volante também apresentam um desenho novo.
Curiosamente, a mesma forma em Y dos faróis é replicada do lado de dentro, onde as saídas de ar seguem o mesmo desenho, também encontrado no revestimento das portas e dos bancos, por exemplo. Entretanto, pelas imagens, é possível ver que a interna ainda é repleta de plástico rígido, algo que denota uma qualidade de materiais aquém do esperado.
Conjunto híbrido-leve de 48V é novidade no modelo
Para o mercado europeu, uma das novidades é a ausência de motorização diesel no Duster. Entretanto, uma das novidades é o sistema híbrido-leve, de 48V. A versão Hybrid 140 entrega, como o nome sugere, 140 cv, vindo de um motor 1.6 e dois motores elétricos, sendo um deles o motor de arranque, de alta tensão. A transmissão automática multimodo é sem embreagem, com quatro marchas para o motor 1.6, e mais duas para o elétrico. Com sistema de recarga por frenagem regenerativa, a bateria de 1,2 kWh permite a condução 100% elétrica em até 80% do tempo no urbano.
Outra versão é a TCe 130, com motor 1.2 três cilindros turbo, com 130 cavalos, junto do conjunto elétrico de 48V. O motor de arranque dá suporte à partida e aceleração, reduzindo o CO² em até 10%. O modelo é oferecido com tração 4×2 e 4×4, junto de uma caixa de marchas de 6 velocidades.
Por fim, está a versão ECO-G 100, que roda com gás natural. Esse Duster tem dois tanques, de 50 litros cada, que suportam gasolina em um, e GLP no outro, permitindo uma autonomia de até 1.300 km. Para não roubar espaço do porta-malas, o tanque de GLP fica sob o piso, e um botão no painel permite alternar entre os tanques, tal como um carro à GNV nacional, por exemplo.
Demais novidades são por conta da versão 4×4, mais alta do solo em 217 mm, e com sistema de condução Terrain Control, permitindo alternar entre os modos Auto, Neve, Lama/Areia, Off-Road e Eco. Seus ângulos de ataque são de 31 graus, e de saída com 36 graus, apenas na versão 4×4. Há também controle eletrônico de declives.
Versão mais barata do SUV na Europa partirá dos R$ 100 mil
Seja como for, o novo Dacia Duster chega ao mercado europeu no próximo ano, em quatro versões de acabamento: Essential, Expression, Extreme e Journey. Entretanto, a Dacia ainda não confirma os preços dos modelos, mas segundo a revista britânica Autocar, o CEO da Dacia, Denis Le Vot, afirmou que a versão mais barata do modelo custará abaixo dos 20 mil euros, algo entorno dos R$ 107 mil, em conversão direta.
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