A Ferrari é uma das empresas automotivas que mais prezam pela sua imagem, e isso vale para quase tudo: desde seus esportivos até o uso incorreto da própria marca. Quem descumprir com as regras de uso de imagem da marca pode receber uma ação, e integrar uma lista negra da montadora, por exemplo.
O uso indevido ou modificação não autorizada de um modelo da marca pode gerar um problema para o proprietário, ainda mais se tratar-se de uma réplica. Entretanto, mesmo com um time global de advogados, a marca não conseguiria autuar várias réplicas ilegais ao redor do mundo, mas desenvolveu uma maneira de tornar isso mais fácil.
A montadora baseada em Maranello criou um programa, chamado “Ferrari Anti-Counterfeiting Reward”, cujo objetivo é incentivar pessoas comuns a denunciarem produtos falsificados. Réplicas ou mesmo veículos com visual modificado da marca também entram na conta.
Assim, tudo que for relacionado à marca Ferrari, desde produtos de todo tipo até veículos modificados, ou mesmo réplicas feitas de maneira artesanal, pode ser denunciado e notificado à montadora italiana. Além disso, até mesmo modelos clássicos estão inclusos na modalidade de denúncia.
A marca promete recompensar o denunciante com um “presente”, mas não se sabe o que seria tal premiação. Dinheiro, roupas, produtos, serviços, qualquer aposta é válida, mas não imagine ganhar um de seus esportivos por isso. É uma forma de manter preservada a imagem da montadora italiana, por exemplo.
Por fim, a medida visa conter o uso indevido da marca, e também impedir que novas réplicas e falsificações aconteçam no futuro. Os interessados em denunciar podem tomar ciência das regras e preencher o formulário através deste link.
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