Você está lendo...
SUV elétrico da Huawei estreia na China com supertela de cinema
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

SUV elétrico da Huawei estreia na China com supertela de cinema

Aito M9, SUV elétrico da Huawei em parceria com a Seres, tem inúmeras telas, projetor de cinema interno e externo, e vira até cama de casal

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

29 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Aito M9 é super SUV elétrico com muita tecnologia e até cinema embutido
Crédito:Aito/Divulgação

A chinesa Aito, uma joint-venture entre a Huawei e a Seres, apresentou seu primeiro SUV de seis lugares, chamado M9. O modelo vem recheado de novos itens de série, bem como também várias telas, e até mesmo um projetor de cinema. Além disso, o veículo conta com a mais recente tecnologia da Huawei, por exemplo.

Apesar do visual moderno e elegante, o desenho é, no geral, meio genérico. A dianteira conta com faróis de LED de alta tecnologia, que remetem ao sedã Luxeed S7 da Huawei, por exemplo. As unidades de iluminação apresentam matriz adaptativa, e podem identificar pedestres e demais veículos, enquanto um projetor pode transformar qualquer superfície plana numa tela de 100 polegadas.



Três telas compoem o painel inteiro do SUV (Aito/Divulgação)

Publicidade


Entretanto, se você preferir divertir-se no carro, o M9 também tem seus pontos fortes. Na cabine há um projetor a laser e uma tela retrátil de 32 polegadas, permitindo aos passageiros assistirem filmes, jogarem videogame e demais funções, por exemplo. O painel do M9 lembra a hipertela usada pela Mercedes, com um trio de displays.

Tela retrátil vira cinema particular para os ocupantes do M9 (Aito/Divulgação)

O painel de instrumentos mede 12,3 polegadas, a multimídia central tem 15,6 polegadas e a tela do passageiro dianteiro de 16 polegadas, são combinadas com um head-up display de 75 polegadas. Além disso, há também quatro tablets para cada um dos passageiros traseiros, além do projeto a laser. Todos utilizam o sistema operacional HarmonyOS 4 da Huawei, no entanto.


Todos os seis assentos são elétricos, e a maioria deles ser operados em até 14 posições diferentes, com aquecimento e ventilação, formando até uma cama de casal, por exemplo. Para entregar tamanho espaço, o SUV não poupa proporções: maior que um BMW X7, mede 5.23 metros de comprimento, 1.99 metro de largura, 1.80 metro de altura e um gênero entre-eixos de 3.11 metros.

SUV da Huawei tem duas opções de motorização

Versão com extensor de alcance roda quase 1.500 km (Aito/Divulgação)

Feito de 80% de liga de alumínio, o modelo tem duas opões de motorização: uma totalmente elétrica, e outra com um extensor de alcance. A versão BEV tem dois motores elétricos, que juntos produzem 530 cv, com uma bateria de 97,7 kWh, e autonomia de 630 km. Já a outra versão conta com um motor 1.5 turbo, e outros dois elétricos, com potência combinada de 496 cv. Nesse caso, com a bateria totalmente carregada e um tanque cheio de gasolina, a autonomia é de até 1.402 km.


Aito/Divulgação

Feito pela Seres, e com o trem de força elétrico fornecido pela Huawei, bem como sensores, tecnologia embarcada, etc, o M9 estará posicionado acima dos SUVs M5 e M7, por exemplo. Além disso, competirá com nomes como Nio ES8 e Hongqi E-HS9, bem como os tradicionais BMW X7 e Mercedes-Benz GLS, entretanto. Por fim, já disponível na China para encomendas, custa entre 469.800 e 569.800 yuans, o equivalente a R$ 318.940 e R$ 386.300, em conversão direta. Suas primeiras entregas acontecem já no início do ano que vem.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM

Deixe sua opinião