Como a Ferrari parou de aceitar encomendas para a 812 em fevereiro de 2022, as preparações para sua substituta estão a todo vapor. Ou seja, isso significa que a montadora italiana terá um novo exemplar com motor V12 que será lançado agora em 2024, como modelo 2025. A sucessora ainda não tem nome, sendo chamada apenas pelo codinome F167.
O canal de Youtube Acriore flagrou dois protótipos da futura Ferrari GT pelas ruas de Maranello, cidade italiana onde fica a sede da marca. Enquanto um dos carros aparenta ser uma Roma esticada, o outro esconde sob a pesada camuflagem alguns traços inéditos no design. Como herdeira da 812, a F167 certamente terá um estilo diferente do da Roma, que se tornou o modelo de entrada da montadora.
Mudanças no V12 da Ferrari
De acordo com Marcel Massini, especialista em Ferrari, a novata será revelada no dia 2 de maio deste ano. A estreia deve ocorrer em Miami (EUA). Boatos afirmam que o V12 que equipará o modelo terá um pequeno aumento na potência e nas rotações. A expectativa é de que o esportivo entregue cerca de 850 cv.
A Ferrari aumentou a litragem do motor V12 de 6.3 para 6.5 nas séries limitadas da 812, lançadas a partir de 2017, para atingir 800 cv. Em seguida a 812 Competizione estreou com 830 cv. Com esses números, a estimativa para a F167 é bastante plausível.
Cadê o motor elétrico?
Na era da eletrificação, o futuro veículo, contudo, não aparenta ter nenhuma assistência elétrica. De fato, a atual linha de modelos da marca equipados com motor V12 – 812, Monza, Daytona SP3 e Purosangue – também não é nem híbrida.
Mas para não dizer que a Ferrari está ficando para trás nesse quesito, um outro substituto adotará uma motorização mais ecologicamente correta. A sucessora da LaFerrari de codinome F250, que também deve estrear neste ano, vai trocar o V12 aspirado por um V6 biturbo aliado a um motor elétrico. Será um híbrido plug-in com potência estimada de 830 cv.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!