Depois de lançar o Creta reestilizado e sua versão esportiva N-Line na Índia, a expectativa agora em torno da Hyundai recai sobre a chegada da versão elétrica do SUV compacto. O modelo foi flagrado recentemente em testes na Coreia do Sul e, apesar da camuflagem pesada, alguns detalhes revelam que o carro fotografado é basicamente o mesmo modelo que recebeu o recente facelift.
Há algumas pequenas mudanças esperadas, como a falta de saídas de escapamento, claro, já que o motor elétrico não emite gases. Na dianteira, a grade também deve trazer detalhes diferentes, com um design mais fechado e o logotipo da Hyundai reposicionado. Por fim, haverá uma abertura para o bocal de recarga no para-lama dianteiro e rodas exclusivas de 17 polegadas.
Como será o Creta elétrico
Assim como o Creta tradicional, o EV terá uma lista de equipamentos bem recheada. O SUV terá ar-condicionado de duas zonas, central multimídia e painel de instrumentos digital com 10,25” cada, bancos dianteiros elétricos com ventilação, câmera 360o e assistentes de condução semiautônoma nível 2.
Em termos de motorização, a montadora ainda mantém forte segredo. A expectativa é de que o modelo tenha bateria de 45 kWh e divida a plataforma com o carro a combustão, mas com algumas modificações para receber o conjunto elétrico. Já o motor poderá ser o mesmo do Kona EV de entrada, disponível em diversos mercados. Ou seja, será um propulsor único montado no eixo dianteiro que vai entregar 140 cv e 26 mkgf de torque.
O lançamento do Creta EV deverá ocorrer no final de 2024, com as primeiras entregas programadas para o início de 2025. Se vier ao Brasil, conforme as expectativas, deverá chegar em 2026 e seu principal rival será o BYD Yuan Plus.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!