Um dos principais players da categoria de SUVs médios está de cara nova. A Toyota acaba de lançar a linha 2025 do Corolla Cross que, como principais novidades, traz o mesmo facelift recebido recentemente na Tailândia e, a exemplo do sedã Corolla, recebeu modernização na lista de equipamentos. A mecânica, contudo, não muda. Continuam em cena as variantes a combustão e híbrida, vendida nas opções mais caras.
O novo Corolla Cross tem como destaque a grade dianteira revisada. Agora, aquele bocão fica para trás e, no lugar, entra uma nova peça com elementos texturizados, que parecem moldados à carroceria. Os faróis do SUV têm uma peça que os une, mas, a princípio, não mudam o formato. As disposições de luzes são diferentes nas opções XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Nelas, as luzes indicadoras de direção são sequenciais e tridimensionais.
Ainda na dianteira, o modelo feito em Sorocaba (SP) tem novo para-choque. Neles, inclusive, há uma entrada de ar fake. Entretanto, a peça de plástico preto na base é a mesma de antes.
Nas laterais, por fim, alteração apenas no desenho das rodas de 18″, que levam acabamento diamantado. Ali, acima das caixas de rodas, também vai a inscrição HEV, para enfatizar que se trata de um carro híbrido convencional.
Na parte traseira, continua a mesma lanterna de tamanho exagerado, mas a iluminação tem leve mudança. E o abafador do escapamento permanece inalterado, mas o para-choque tenta esconder a peça. Apelidado de “marmita”, o componente chegou a ser pintado de preto, mas a polêmica persistia. Aliás, uma polêmica sem o menor sentido, afinal, diversos outros carros (inclusive, mais caros) aparecem com a mesma solução e, nem por isso, são alvo de crítica.
Tem tela grande e freio por botão
Como praxe no mercado japonês, a funcionalidade vem acima da beleza. É por isso que o melhor do Corolla Cross 2025 é visto pelo lado de dentro. Agora, o SUV passa a oferecer freio de estacionamento por botão. Finalmente, não é mais necessário realizar o acionamento com o pé esquerdo. E, ademais, tem função Auto Hold. Isso, cabe ressaltar, engloba todas as versões de acabamento.
Outro destaque é o quadro de instrumentos totalmente digital e personalizável, com tela de 12,3″, presente em todas as versões a partir da XRE. A central multimídia Toyota Play, de 9″, como no Corolla, têm espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de fios. E as versões XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid, também oferecem carregamento de celular por indução – antes, apenas por meio de item opcional.
Mais itens
De resto, a lista tem bancos revestidos com couro, teto solar e modos de condução Eco, Normal e Power. Outro ponto interessante para o uso no dia a dia é a tampa do porta-malas com acionamento elétrico, também por meio de sensores acionados pelos pés (kick sensor). Antes, apenas via chave ou botão no assoalho. Vale para as configurações XRX, GR-Sport e XRX Hybrid.
Além de tudo, há novos acabamentos internos, com novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel. A iluminação ambiente agora está disponível desde a versão XRE (foto abaixo). O SUV ainda oferece direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem de altura.
Para a segurança, tem controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB). Item, portanto, disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Além disso, há dois novos sensores dianteiros de estacionamento. Ademais, o Toyota Safety Sense (TSS) conta com sistema de pré-colisão frontal que detecta veículos, pedestres e ciclistas. Tem, também assistência de permanência de faixa com alerta de mudança.
Motor segue igual
A mecânica do Corolla Cross se mantém praticamente inalterada. Desse modo, segue o motor 2.0 VVT-iE com 16V e alimentação flex, agora, com 175 cv (antes, 177 cv) e 20,8 mkgf (antes, 21,4 mkgf) a 4.400 rpm nas versões a combustão. Já no caso das configurações Hybrid, são 122 cv de potência combinados. Nessa última, o motor 1.8 16V, de ciclo Atkinson, gera até 101 cv e 14,5 mkgf e é pareado com dois elétricos de 72 cv e 16,6 mkgf. O câmbio é sempre CVT. E não há aletas atrás do volante para trocas simuladas.
De acordo com números do Inmetro, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.
Nas versões a combustão, o Corolla Cross vem com câmbio Direct Shift (CVT) com modo sequencial e simulação de dez marchas. Já o híbrido tem a transmissão Hybrid Transaxle, também CVT, e botão seletor EV (Electric Vehicle), para usar sempre a eletricidade durante a condução – quando as baterias estiverem cheias. Mas, para divulgarmos as informações sobre o comportamento do conjunto, a Toyota pede embargo até quinta-feira (25).
Preços
Por ora, podemos apenas mencionar os preços e versões do modelo, que chega às concessionárias da Toyota a partir desta terça-feira (23). As versões a combustão ficaram cerca de 1% mais caras. Nas híbridas, no entanto, nada de alterações. Afinal, a Toyota tenta fisgar o cliente que quer colocar um modelo eletrificado na garagem. Confira tabela abaixo:
- XR Flex – R$ 164.990
- XRE Flex – R$ 178.590
- XRX Flex – R$ 191.790
- GR-Sport Flex – R$ 197.790
- XRV Hybrid – R$ 202.690
- XRX Hybrid – R$ 210.990
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