A Toyota, após entrar tardiamente no universo dos veículos elétricos, mudou de estratégia, e tenta recuperar o tempo perdido. Sua nova aposta será o SUV Highlander, modelo acima do RAV4, que irá se tornar elétrico. A informação é de Paul Eisenstein, que escreve para o site Car Buzz.
A novidade não será apenas uma eletrificação do já existente modelo, mas tamanha a ponto de gerar até uma versão para a Lexus, divisão de luxo da Toyota. Assim, já adiantando o que virá, a Toyota já pediu o registro dos nomes TZ450e e TZ550e junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, por exemplo.
A mudança faz sentido, uma vez que o Highlander vende bem, conseguindo o posto de segundo SUV americano mais vendido em 2023, perdendo apenas para o irmão menor RAV4. Entretanto, no primeiro trimestre desse ano, as vendas caíram em 40%. A nova estratégia pode, contudo, mudar o jogo para o modelo, tornando-o mais atraente pós-eletrificação. Importante dizer que muitos clientes fiéis da marca tem procurado a concorrência, pela falta de elétricos.
Entretanto, o modelo não abandonará o motor a combustão, mas no modelo Grand Highlander. Este, por sua vez, também contaria com versões híbridas e plug-in, por exemplo. Atualmente, a Toyota tem apenas 2 elétricos no mercado ocidental: os SUVs bZ4x e o Lexus RZ450e, iguais por baixo, mas com roupagem diferente. Na China, há ainda o sedã bZ3.
Após opor-se à proposta inicial de emissões da Agência de Proteção Ambiental (EPA), que visava uma adoção agressiva de elétricos por conta de emissões, a marca obteve uma vitória. Isso traduz-se em regras mais flexíveis para incluir elétricos em sua linha, por exemplo, de maneira gradual.
Novo modelo da Toyota pode manter nome Highlander
A manutenção do nome “Highlander” é estratégica, uma vez que incluir esse novo elétrico na família bZ significa associá-lo ao atual bZ4x, cuja autonomia é de 405 km, menor que a média da categoria. Além disso, a nomenclatura alfanumérica, utilizada atualmente pela linha elétrica da Toyota, é pouco atrativa para o público, vista como confusa. Assim, não se sabe quais repercussões a versão elétrica do SUV criará, e nem se a atual nomenclatura alfanumérica cairá, em algum momento.
O Jornal do Carro também está no Instagram!