A Renault revelou imagens de seu novo SUV médio Symbioz, com porte semelhante a modelos como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, por exemplo. O SUV mede 4,41 metros de comprimento, e tem sua construção utilizando a plataforma modular CMF-C. O modelo também é maior que o Captur, em exatos 14 cm, por exemplo.
O modelo é um híbrido, com o conjunto mecânico E-Tech, com 145 cv de potência. O sistema é composto de um motor a combustão 1.6 quatro cilindros de 95 cv, aspirado, junto de outro elétrico de 53 cv. Além disso, há outro motor elétrico, que substitui o alternador e o motor de partida, com 25 cv. Segundo a Renault, o consumo médio do Symbioz é de 21,7 km/l.
A transmissão automática também é específica para o conjunto, sendo quatro para o motor a combustão, e duas para o motor elétrico. A vantagem está no consumo, que a marca garante ser melhor que o da concorrência. Visualmente, o modelo tem elementos emprestados do novo Captur, como grade frontal e para-choque, bem como faróis e luzes diurnas, ambos em LED.
A traseira, no entanto, tem vincos e visual truncado, enquanto o interior tem visual simplista, com painel digital (10,3 polegadas) e central multimídia R-Link, posicionada na vertical, com 10,4 polegadas. Para quem precisa de espaço no porta-malas, o modelo oferece bons 624 litros, quando os bancos estão afastados para frente. Sem esse recurso, a medida desce para 492 litros.
Renault Symbioz tem boas soluções de espaço
Contudo, o SUV também explora bem a questão do espaço. Além do espaço para bagagem, há ainda 27,1 litros em porta-objetos no lado do passageiro, bem como 7 litros apenas para o porta-luvas. Itens de comodidade como saídas USB-C, uma na frente e duas na traseira, completam o conjunto. Além disso, versões mais caras tem carregador de celular por indução.
O SUV também oferece sistemas de auxílio à condução, com até 29 tecnologias diferentes. Isso inclui o Active Driver Assist (assistência à condução de nível 2), controle de cruzeiro adaptativo e sistema de reconhecimento de placas e sinais, bem como assistente de manutenção de faixa.
Por fim, o Renault Symbioz será fabricado na planta da marca em Valladolid, Espanha. Até então, foram confirmadas três versões do modelo: Techno, Spirit Alpine e Iconic. Entretanto, os preços pedidos ainda não foram relegados, mas a expectativa é que as entregas do SUV comecem no segundo semestre deste ano.
O Jornal do Carro também está no Instagram!