O Senado aprovou, na Califórnia (Estados Unidos), uma nova legislação. Agora, todos os veículos vendidos ou fabricados por lá podem vir com limitadores de velocidade passivos. A medida entra em vigor a partir de 2027. Entretanto, até 2029, metade dos veículos novos precisarão ter a tecnologia. Mas só em 2032 a regra valerá para geral. A meta é reduzir os acidentes e as fatalidades por excesso de velocidade. Afinal, essa foi a causa de um terço das mortes no trânsito da Califórnia entre 2017 e 2021.
A ideia é que o sistema passivo alerte o motorista caso haja excesso no limite de velocidade de uma estrada em 10 milhas por hora (16 km/h). Uma vez ultrapassado, a tecnologia emite avisos sonoros e visuais para que o motorista reduza a velocidade.
A nova regulamentação foi aprovada depois que autoridades de segurança viária dos EUA exigissem a tecnologia de assistente inteligente de velocidade em carros novos. A princípio, a finalidade era a mesma, alertar os motoristas sobre excesso de velocidade. A legislação ainda precisa passar por votação na Assembleia da Califórnia antes de se tornar lei, o que deve acontecer até 31 de agosto.
Cabe lembrar que a lei da Califórnia se assemelha a uma regra que entrará em vigor na União Europeia neste ano. Por lá, todos os carros vendidos na região deverão ter limitadores passivos que alertem o motorista. Isso vale tanto para áudio quanto para visual.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!