Dessa vez vai! Os novos SUVs elétricos globais da Kia vão mesmo estrear no Brasil. Depois de prometer lançar o exótico EV6 por aqui, mas o carro nunca ter chegado às lojas brasileiras, o EV5 e o EV9 já começam a dar as caras no País. A montadora coreana expôs uma unidade de cada modelo no evento Classic Car Celebration, que aconteceu no último sábado (8) no interior de São Paulo.
De acordo com informações da Kia, são carros importados para passar pelo processo de homologação no Brasil. Assim, o EV5 será o primeiro a chegar, com lançamento próximo, entre julho e agosto. Já o grandalhão EV9 fica mais para o fim do ano, por volta de novembro ou dezembro.
Mais detalhes sobre o Kia EV5
Apresentado em agosto do ano passado na China, o EV5 será o primeiro elétrico da Kia vendido por aqui. O SUV para cinco ocupantes tem porte médio, com 4,62 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,75 m. No design, destaque para as luzes diurnas de LEDs, que contornam quase toda a dianteira do modelo.
Por dentro, o carro tem recursos como banco do passageiro dianteiro que se expande para o túnel central, dando ares de sofá, e iluminação ambiente com 64 cores.No topo do painel, uma única tela divide quadro de instrumentos e central multimídia. Entre os equipamentos, oferece carregamento sem fio para smartphones e diversos sistemas de assistência ao motorista. O banco traseiro dobrável pode ficar sob o piso e abrir espaço para carga como em um furgão, com piso totalmente plano.
Ainda não sabemos quais versões o SUV terá por aqui, mas há duas opções. A primeira tem motor elétrico dianteiro de 217 cv, enquanto a segunda GT vem com um propulsor em cada eixo e rende até 313 cv no total.
Conheça o Kia EV9
Eleito o “Melhor Carro do Ano” no World Car Awards 2024, o EV9 é um SUV de até sete lugares que mede 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e um generoso entre-eixos de 3,10 m. Isso se traduz em bom espaço interno para as três fileiras de bancos. Na segunda fileira, no entanto, existem quatro opções de assentos, permitindo configurações com três lugares, rebatimento total ou mesmo poltronas giratórias, viradas para a terceira fila.
Há três versões disponíveis para o modelo. A primeira delas é a Standard, com bateria de 76,1 kWh que alimenta o motor elétrico traseiro de 218 cv e 35,6 mkgf. Já a versão Long Range oferece 541 km de alcance no ciclo europeu WLTP, bateria de 99,8 kWh e dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.
Entretanto, detalhes da dupla como versões, preços e lista de equipamentos para o mercado brasileiro ainda não foram reveladas pela Kia.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!