Antes da estreia de sua nova linha de elétricos no Brasil, a Kia traz ao mercado a Carnival de cara nova. A minivan que leva até oito passageiros retorna ao País reestilizada após ficar fora da gama da montadora por alguns meses. O modelo será oferecido em versão única por R$ 649.990, ou mais de R$ 100 mil mais cara quando comparada à versão pré-facelift.
De acordo com a Kia, a importação havia sido suspensa temporariamente no ano passado por conta da alta demanda pela minivan em outros mercados. Mas as vendas aqui no Brasil não justificavam a briga para mantê-la em linha. Além do novo visual, a Carnival também recebe novas tecnologias e ajustes de suspensão e direção, por exemplo. Entretanto, o conjunto mecânico permanece o mesmo.
O que muda na nova Carnival?
O design da minivan acompanha a tendência dos atuais SUVs elétricos da marca, com farois verticais em formato de cubos empilhados e luzes diurnas feitas de finas faixas de LED, além de uma enorme grade dianteira. Atrás, as lanternas também de LED seguem o mesmo padrão, com faixas finas em formato de “L”. Dessa forma, a placa agora aparece mais abaixo na nova tampa traseira e o novo logotipo da Kia ganha destaque no centro. Por fim, há novas rodas de liga leve de 19” com acabamento diamantado.
Já o interior traz duas telas integradas em formato curvo para o painel de instrumentos digital e para a central multimídia, com 12,3” cada. Há conectividade para Apple CarPlay e Android Auto sem fio e novidades no pacote de segurança, como assistente de estabilidade de reboque. Completam a lista de tecnologias semiautônomas monitor de ponto cego, frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistentes de faixa e de tráfego traseiro e câmeras 360°.
Mais detalhes sobre a minivan
Em sua quarta geração, a Carnival tem três fileiras de bancos que acomodam até oito passageiros, além de espaço para bagagens. De porte considerável, tem 5,15 metros de comprimento, 1,99 m de altura, 1,77 m de largura e um entre-eixos de 3,09 m. Com esse tamanho, tem 627 litros de capacidade no porta-malas mesmo na configuração com três fileiras.
Sob o capô está o motor 3.5 V6 que entrega 272 cv de potência e 33,8 mkgf de torque. O câmbio é automático e oito marchas. Há ainda novo sistema de suspensão independente e direção elétrica mais direta.
No Brasil, a Carnival tem seis opções de cores externas (branco neve, cinza pantera, preto aurora, azul cromo, prata envelhecida e prata marfim) e duas para o acabamento interno (preto com marrom acinzentado ou preto com marrom toscano). O modelo tem ainda cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!