O reinado do Jeep Compass pode estar com os dias contados? Talvez. Por ora, ele ainda é o SUV médio mais vendido do Brasil. Mas, apenas no acumulado do ano. Pois, no mês, o modelo tem perdido o topo do pódio para seu maior rival, o Toyota Corolla Cross, que ficou ainda mais forte após sua renovação visual e tecnológica, no fim de abril.
De acordo com reportagem do portal Terra, números da consultoria Cavalcante apontam que o Corolla Cross obteve 4.197 registros em junho contra 3.932 do Compass. No último balanço da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, os números apontaram que a dupla fechou o mês de maio com, respectivamente, 4.565 e 3.282 unidades, respectivamente. A entidade divulgará o balanço de junho no início da tarde desta quarta-feira (3).
Ainda de acordo com a reportagem citada, “no acumulado do ano, o Toyota Corolla Cross teve um levíssimo crescimento, de 1,5%, mas o Jeep Compass caiu, -25%”. Cabe salientar que, até maio, o modelo da Stellantis detinha 5,77% de participação de mercado e 18.831 unidades vendidas, já o SUV médio da fabricante japonesa (com 5,35% de market share) não ultrapassou os 17.606 emplacamentos entre janeiro e maio de 2024. Caso os números se confirmem, o Jeep Compass fechará o primeiro semestre com 22.763 vendas, enquanto o Toyota Corolla Cross, teria 21.803 registros.
Outros riscos para o Compass
Cabe lembrar que além do Toyota Corolla Cross, o Jeep Compass tem outras ameaças no mercado. A mais relevante delas é o Caoa Chery Tiggo 7. Com a versão Sport, lançada em fevereiro, tem custo bem mais baixo na comparação com a versão de entrada (também chamada Sport) do Compass. São R$ 45 mil a menos. Afinal, custam, respectivamente, R$ 134.990 e R$ 179.990.
Ademais, há ameaças por parte de modelos chineses, como os híbridos BYD Song Plus e GWM Haval H6. O trio de SUVs das marcas asiáticas vendeu média de 7.000 unidades, cada, do começo do ano para cá.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!