Com lançamento confirmado para agosto no Brasil, o Chevrolet Blazer EV já começa a ter alguns dados técnicos revelados. De acordo com as medições do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o SUV elétrico terá um alcance de 486 km. É pouca diferença em relação aos cerca de 518 km registrados nos EUA, conforme o ciclo EPA – usado apenas no mercado norte-americano.
No mês passado, a montadora divulgou que as primeiras unidades do modelo já desembarcaram no País, no porto de Vitória (ES). Além disso, em maio, o SUV já havia sido flagrado rodando em testes pelas ruas brasileiras. Importado do México, o Blazer EV virá – ao menos por enquanto – apenas na versão esportiva RS. Será o primeiro carro disponível por aqui com a plataforma Ultium, que dará origem à nova safra de elétricos da marca.
Como é o Blazer EV
No Brasil, o Blazer EV entrará no portfólio da Chevrolet no lugar do Bolt, primeiro elétrico da marca no Brasil, que já deixou de ser fabricado. Em relação ao visual, o SUV tem linhas modernas, com design marcado principalmente pelos faróis de LEDs que se conectam à grade frontal também iluminada. Destaque também para as lanternas em formato de bumerangue. Para dar um ar de esportividade, tem um perfil parrudo e linhas agressivas, como a passagem de ar nas caixas de rodas da frente. Sob o capô, a versão RS tem motor de 345 cv e 44,9 mkgf de torque.
Por dentro, central multimídia de 17,7″ levemente inclinada para o motorista, que terá elementos nativos e não oferecerá conexão com Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda quadro de instrumentos digital de 11″ e head-up display. Revestimento de couro e saídas de ar arredondadas dão um toque diferenciado. Entre as tecnologias, tem frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático, detector de pedestres, entre outros sistemas de assistência à condução.
E o preço?
O preço do SUV elétrico ainda não foi revelado pela GM, mas deverá ficar acima dos R$ 280 mil da tabela do Bolt EUV, que logo deixará as revendas do País. Afinal, o lançamento do Blazer EV é o início de uma nova fase do plano de eletrificação da marca, com modelos baseados na arquitetura Ultium. É a mesma de carros mais sofisticados, como GMC Hummer EV e Cadillac Lyriq, por exemplo.
Nos EUA, a versão RS tem valor cheio de US$ 53.200 (R$ 290 mil na conversão direta), mas sai por aproximadamente US$ 45.700 (cerca de R$ 249 mil) por conta dos US$ 7.500 (quase R$ 41 mil) de incentivos do governo. Ou seja, dificilmente os preços ficarão abaixo de R$ 400 mil. Depois de lançar o Blazer EV, a Chevrolet planeja trazer ao Brasil o Equinox EV, ainda neste ano.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!