A Eve Air Mobility, do grupo Embraer, revelou no domingo (21) o protótipo em escala real da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O aparelho é um dos destaques da fabricante brasileira na 45º edição do Farnborough Airshow, que acontece nesta semana na Inglaterra.
- VEJA MAIS:
- Novo Peugeot 208 GT Turbo estreia e chega em agosto ao Brasil
- De olho no Brasil, Geely vai lançar SUV compacto Galaxy E5
- Novo Porsche Panamera híbrido é o mais potente já feito
O aparelho apresentado pela Eve foi construído na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Esse local também concentra os testes de aviões da fabricante brasileira. A fabricante planeja construir mais quatro protótipos do eVTOL, incluindo um modelo pré-série para ensaios de validação finais e certificação. O voo inaugural da aeronave está previsto para ainda este ano.
O primeiro eVTOL montado pela Eve é um modelo “não conforme”, ou seja, ainda não está completo. Por exemplo, a aeronave tem a parte frontal selada, sem para-brisa e cabine de comando. Na versão final, um piloto conduzirá o “táxi voador”.
“Nossa equipe global de engenheiros demonstrou dedicação e experiência excepcionais para montar com sucesso nosso primeiro protótipo eVTOL em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility.
Táxi voador da Eve estreará em 2026
O conceito de voo do eVTOL assemelha-se ao de um helicóptero, mas impulsionado exclusivamente por motores elétricos. A aeronave é projetada para transportar passageiros em voos curtos e utiliza uma rede dedicada com pontos de recarga e locais de embarque e desembarque.
A aeronave projetada no Brasil possui oito hélices para voo vertical e asas fixas para voo horizontal na fase de cruzeiro. Além disso, uma hélice “empurradora” na traseira, movida por dois motores elétricos, complementa o conjunto propulsor do eVTOL.
As primeiras versões do eVTOL brasileiro realizarão voos de até 100 km, transportando quatro passageiros. Futuramente, a aeronave ampliará seu espaço para seis ocupantes ao dispensar o piloto e incorporar controles autônomos. Ademais, o fabricante destaca que o aparelho operará milhares de ciclos de voo por ano e oferecerá um custo por assento seis vezes menor que o de um helicóptero.
A Eve é uma das muitas startups envolvidas em projetos de eVTOLs. No entanto, a marca brasileira se destaca por ter um número elevado de pedidos. De acordo com a fabricante, empresas do mundo todo assinaram mais de 2.900 cartas de intenção para adquirir a aeronave urbana.
A divisão do grupo Embraer em parceria com outros nomes da indústria também atua no desenvolvimento da infraestrutura para apoiar as operações dos eVTOLs. Serão necessários pontos de recarga elétrica, locais de embarque e desembarque de passageiros, bem uma nova rede dedicada de controle de tráfego aéreo. A estreia comercial da aeronave está programada para 2026.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!