À medida que os carros elétricos e híbridos ganham espaço no mercado automotivo, as fabricantes têm precisado encontrar novas alternativas para o recarregamento destes modelos. Aliás, este é o maior receio dos consumidores, quando estes pensam em adquirir um carro eletrificado. A Geely, por exemplo, revelou recentemente uma nova bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), mesma composição da bateria Blade da BYD.
Para não ficar pra trás, a GWM acaba de divulgar uma linha de baterias short blade, ou seja, baterias do tipo lâmina curta. O desenvolvimento desta nova linha é em parceria com a SVOLT, uma das subsidiárias do grupo Great Wall Motors na China. Desta forma, a marca pretende dar início à produção das novas baterias em dezembro deste ano, para que estas equipem seus novos veículos.
GWM lança baterias de lâmina curta
De acordo com a GWM, a bateria de lítio de carregamento ultrarrápido SVOLT 6C é voltada para veículos 100% elétricos. Desta forma, é possível recarregar o veículo em 5 minutos e obter até 600 km de autonomia. Além disso, a marca também oferece outras versões que podem fornecer autonomia de mais de 1.000 km.
Paralelo a isso, há também a bateria SVOLT 5C, de lítio short blade do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP) que promete recarregar o veículo de 10% a 80% em 10 minutos. Assim como a bateria criada pela Geely conforme citamos anteriormente, este tipo de bateria possui ciclo de vida superior a 3.500 ciclos. Assim, a marca afirma que esta seria capaz de rodar mais de 1 milhão de km.
Além dos elétricos, a nova linha de baterias contemplará os híbridos plug-in. Assim, NCM Dragon Armor PHEV 800V deve chegar com redução de até 20% do volume que ocupa no veículo e com suporte para carregamento ultrarrápido. Desta forma, as baterias poderão fornecer autonomia no modo elétrico de 300 km a 400 km. No entanto, a GWM só dará início a sua produção a partir do segundo semestre de 2025.
O Jornal do Carro também está no Instagram!