Consumidores buscam cada vez mais comprar veículos que possam garantir espaço, conforto e segurança. Desta forma, muitas empresas de tecnologia têm trabalhado em conjunto com as montadoras para criar novas alternativas para os carros do futuro. E é com esta estratégia que a Harman, subsidiária da Samsung, divulgou as novas tecnologias que devem integrar os carros no Brasil.
De acordo com o diretor sênior da Harman na América do Sul, Flavio Sakai, a empresa já está negociando as novidades com montadoras parceiras. Segundo Sakai, as tecnologias possuem rápida integração com os veículos e podem funcionar de maneira independente. Entre os produtos que a marca de tecnologia apresentou à imprensa estão novos displays e alto-falantes embutidos nos assentos, por exemplo.
Harman apresenta novos produtos tecnológicos
“Ready” é a nomenclatura que agrega todas as novas tecnologias que a Harman desenvolveu. A começar pelo Ready Vision QVUE, que consegue reproduzir desde um cluster único até um que cobre todo o painel de coluna a coluna. Desta forma, o motorista pode conferir informações de velocidade e distância percorrida, por exemplo, com a menor distração possível. “Os níveis de segurança são medidos não só pelo design, mas também pelas regras de contraste e qualidade de imagem”, afirma Sakai.
Já o Ready Upgrade funciona como um software que permite atualizações frequentes na interface multimídia. Assim, a Harman afirma que a tecnologia pode combinar funções do veículo como o rádio e o velocímetro do cockpit digital. Enquanto isso, entre as funções do Ready Display está o auxílio na redução da luz solar emitida no veículo.
A Ready Care é outra tecnologia que deve integrar os carros do futuro. Assim, esta é capaz de avisar o condutor caso este esteja distraído ou sonolento, por meio do monitoramento da face e dos olhos. Além disso, é possível monitorar também a frequência cardíaca e se há movimento no carro. Segundo a empresa, este recurso pode auxiliar no caso de crianças deixadas no carro, por exemplo.
Por fim, a Harman também trabalha na criação de alto-falantes para embutir em assentos, já que este é um componente que influencia no peso do carro. Com o Seat Sonic, será possível reduzir ruídos e até mesmo verificar os sinais vitais do motorista.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!