Expandindo suas opções de modelos elétricos em sua linha, a Porsche agora eletrificará também o SUV grande Cayenne. O novo modelo será construído numa versão maior da plataforma PPE, já usada no Macan elétrico. Segundo a marca, o nome Cayenne terá três tipos de motorização diferentes até o ano de 2030, por exemplo.
Atualmente o maior SUV oferecido pela marca alemã, o Cayenne é o mais novo candidato à eletrificação. O CEO da Porsche, Oliver Blume, afirma: “O Cayenne sempre definiu o carro esportivo em seu segmento. No meio da década, a quarta geração definirá padrões no segmento como um SUV elétrico.” Contudo, vale lembrar que o novo Cayenne EV não será o SUV “K1” com três fileiras de assentos, que usará uma plataforma totalmente nova.
Porsche Cayenne EV chega até o final da década
Assim, as imagens dos modelos camuflados em testes adiantam alguns detalhes do futuro modelo. Ele terá faróis com quatro pontos focais, bem como uma grande câmera/sensor na frente do para-choque. Na traseira, as lanternas têm pequenos desenhos retangulares, e dois anexos às extremidades do para-choque traseiro, que não devem estar no modelo de produção.
Dentre as três versões de motor disponíveis, percebe-se a manutenção das versões híbrida e a gasolina até 2030, bem como a versão elétrica, com uma plataforma diferente. Além disso, os motores V8 permanecerão em linha no SUV. Segundo a Porsche, “medidas técnicas extensivas garantirão que o motor V8 biturbo esteja pronto para cumprir com os futuros requisitos legislativos”, por exemplo.
Seja como for, o próximo Cayenne EV deve chegar entre 2027 e 2030. O modelo deverá pegar muita coisa emprestada do Macan EV, e conviverá com as versões a combustão, estes com uma plataforma desatualizada. A configuração PPE do Macan EV apresenta um pacote de bateria de 12 módulos e 100 kWh capaz de alimentar motores elétricos dianteiros e traseiros para tração nas quatro rodas.
O Jornal do Carro também está no Instagram!