Outrora símbolo de status, os sedãs foram deixados de lado após a popularização dos SUVs, mas ainda mantêm um público fiel. Especialmente para aqueles consumidores que precisam de espaço interno e um bom porta-malas, já que muitos utilitários aparentam ter um porte maior, mas muitas vezes são mais apertados.
Para entender melhor esse mercado, a Mobiauto, plataforma digital de compra e venda de carros, fez um levantamento da desvalorização dos sedãs seminovos no mercado brasileiro. Em queda, o segmento representa hoje apenas 15,1% das vendas entre os 0 km – e a tendência é que a categoria encolha ainda mais nos próximos anos. Assim, esse comportamento se repete entre os modelos fabricados entre 2021 e 2023.
Sedãs têm baixa depreciação
Entretanto, os donos de sedãs seminovos encontram um consolo na baixa depreciação dos carros da categoria. “O mercado total de seminovos perdeu 9,48% no último ano. Nessa pesquisa feita só com os sedãs, apuramos que a depreciação média foi de 7,5%. Nada mau”, afirma Sant Claire de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
A pesquisa analisou o preço de 192 veículos (anos/modelos 2023, 2022 e 2021), considerando as versões mais anunciadas, e comparou com a média de cotações do primeiro semestre de 2023. O campeão foi o Toyota Corolla 2.0 Altis Multi-Drive S 2021, que teve alta de 4,06% no preço de 2023 para 2024. Veja abaixo quais foram os 10 modelos mais valorizados no último ano.
- 1 – Toyota Corolla 2.0 Altis Multi-Drive S 2021 +4,06%
- 2 – Volkswagen Virtus 1.0 200 TSI Highline AT 2021 +1,79%
- 3 – Hyundai HB20S 1.0 Vision Pack 2022 +1,34%
- 4 – Fiat Cronos 1.3 2022 +0,71%
- 5 – Honda City EX 1,5 2023 +0,61%
- 6 – Nissan Versa 1.6 V-Drive 2021 +0,17%
- 7 – Hyundai HB20S 1.0 Vision Pack 2021 -0,07%
- 8 – Fiat Cronos Drive 1.3 2022 -0,80%
- 9 – Nissan Versa Sense 1.6 AT 2023 -0,98%
- 10 – Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT 2021 -0,99%
Modelos premium desvalorizam mais
Por outro lado, a lista dos carros que mais desvalorizam está recheada de modelos premium. Entre os 10 sedãs com maior depreciação, por exemplo, cinco são dessa categoria. “É natural que modelos mais caros percam preços de forma mais acentuada, principalmente nos modelos 2023. Sabemos que o primeiro ano é sempre o que impõe a maior depreciação em qualquer carro”, explica Castro Jr. Contudo, o sedã que mais desvalorizou no último ano foi o Volkswagen Voyage, o que não é surpresa, já que saiu de linha em 2023. Confira o ranking.
- 1 – Volkswagen Voyage 1.0 MPI 2023 -24,25%
- 2 – JAC E-J7 2023 -22,31%
- 3 – BMW 320i Sport GP 2.0 2023 -22,14%
- 4 – Mercedes-Benz CLA 250 2.0 2022 -20,61%
- 5 – Volvo S90 Inscription 2.0 T8 2021 -20,30%
- 6 – Chevrolet Cruze Premier 1.4 2022 -20,13%
- 7 – Renault Logan Zen 1.0 2023 -19,54%
- 8 – Kia Cerato 2.0 SX 2022 -17,70%
- 9 – Audi A3 Sedan S Line Limited 1.4 2022 -17,64%
- 10 – Audi A3 Sedan S Line 2.0 2022 – 17,31%
Siga o Jornal do Carro no Instagram!