Ford EcoSport e Renault Duster eram os únicos concorrentes do Jeep Renegade quando o SUV estreou no Brasil, em 2015. De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou. Inclusive, a lista de adversários. A Volkswagen, por exemplo, demorou a colocar seu exemplar na prateleira, mas hoje lidera o segmento.
E é de olho nisso que resolvemos elaborar um comparativo técnico para mostrar o que oferecem as versões de entrada dos SUVs que ganharam linha 2025 recentemente. Afinal, Renegade 1.3 turbo ou T-Cross Sense?
A começar pelo visual, gosto é relativo. Mas, ambos resolveram manter a receita. Enquanto o T-Cross mexeu em detalhes da dianteira, traseira, rodas e interior apenas nas versões mais caras, o Renegade preferiu se manter intocável em toda a gama. O modelo da Stellantis, nesse ínterim, mexeu apenas nos preços, equipamentos e versões.
Por falar em preço, o Renegade fica na vantagem. Enquanto seu modelo de entrada (sem sobrenome, apenas chamado de 1.3 Turbo) baixou para R$ 115.990, o Volkswagen custa R$ 119.890 na versão Sense. Lembrando que, em ambos os SUVs, as respectivas versões de entrada podem, portanto, ganhar desconto para pessoas com deficiência (PCD).
Renegade é o mais potente da categoria
Na motorização, portanto, enquanto o Renegade oferece o motor 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 mkgf de torque, o modelo da VW também conta com tecnologia turboflex, mas, tem números menores. Seu propulsor, afinal, é 1.0, com três cilindros e 128 cv de potência máxima. O torque, contudo, também é menor: 20,4 mkgf. Em ambos, o câmbio é automático com seis marchas. Isso se traduz em melhor desempenho no Renegade. Com etanol no tanque, por fim, faz de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e registra 210 km/h de velocidade máxima. Respectivamente, o T-Cross crava 10,1 segundos e 187 km/h nas mesmas condições.
Em contrapartida, se o desempenho é pior no T-Cross, o SUV da VW compensa no consumo. Enquanto faz até 14,3 km/l em trajeto rodoviário, com gasolina no tanque, o rival faz 12,7 km/l nas mesmas condições. Na cidade, em síntese, com etanol, os números caem para, respectivamente, 8,2 km/l e 7,7 km/l.
Tamanho
Em medidas, a princípio, vantagem para o Renegade em quase todos os aspectos. O Jeep tem maior comprimento (4,27 metros contra 4,20 m) e porta-malas maior (385 litros contra 373 l), no entanto, perde no espaço entre-eixos. São, a princípio, 2,65 metros no T-Cross e 2,57 m no adversário. A contrapartida é que tais números tornam o Renegade mais pesadão. Tem 1.476 kg – 236 km a mais que o concorrente.
Equipamentos
Por fim, a lista de equipamentos é mais vasta no Renegade. O modelo tem ainda a vantagem de contar com diversas versões no portfólio – seis e uma série especial, contra quatro do T-Cross. E, a cereja do bolo, é a opção de tração 4×4 no Renegade, inexistente em todos os demais modelos da categoria. Confira abaixo os principais itens de série em ambos os SUVs.
Jeep Renegade 1.3 Turbo
- Motor T270 turboflex de 185 cv
- Câmbio automático de 6 marchas
- Jeep Traction Control +
- Controles de estabilidade e tração
- 6 Airbags
- Faróis full LEDs e lanternas de LEDs
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Apoia-braço com porta objetos
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Computador de Bordo
- Entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
- Freio de estacionamento eletrônico
- Freios a disco nas 4 rodas
- Assistente de partida em rampa
- Limitador de velocidade
- Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
- Piloto automático
- Rodas em liga leve com 17″
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
- Tomada 12V
- Vidros elétricos nas 4 portas com one touch
- 5 anos de garantia
Opcional – Pack Tech, por R$ 2.300: frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay.
Volkswagen T-Cross Sense
- Motor 200 TSI turboflex de 128 cv
- Câmbio automático de 6 marchas
- 6 Airbags
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Computador de bordo
- Controle eletrônico de estabilidade e de tração
- Bloqueio do diferencial
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função “Tilt down” no lado direito
- Assistente de partida em rampa
- Lanternas traseiras parcialmente de LEDs
- Rodas de aço com 16″
- Preparação para farol de neblina
- Rack de teto longitudinal na cor preta
- Regulagem do facho do farol
- Sensores de estacionamento traseiros
- Sistema “Start & Stop”
- Temporizador do limpador do para-brisa, com sensor de luz
- Tomada 12V
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros
- Volante de direção multifuncional
- 3 anos de garantia
Opcional – Pacote Plus, por R$ 100: Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect.
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