Modelos híbridos são cada vez mais comuns no dia a dia nacional, em suas muitas formas: híbrido leve, pleno ou plug-in, os termos podem confundir, e o JC já fez um guia explicando como cada um funciona. Entretanto, a definição sobre “micro-híbridos” e “híbridos leves” ganhou mais um capítulo recentemente.
No último mês de maio, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) passou a chamar os sistemas MHEV (Mild Hybrid) de “micro-híbridos”, ao invés de híbridos leves. Segundo a associação, o objetivo da denominação era tornar mais claro ao público sobre a tecnologia. Assim, o termo tornou-se padrão também para a imprensa, com o mesmo objetivo. Entretanto, a ação tem gerado discordâncias entre especialistas e na indústria.
A discordância parte do princípio de que o sistema MHEV não configura um híbrido completo, pois não traciona o veículo de nenhuma maneira. Ainda que a decisão da ABVE tenha se tornado um padrão, pelo menos para a imprensa, montadoras como a Stellantis não consideram a classificação, e tem definições diferentes do assunto.
Stellantis contesta classificação da ABVE sobre micro-híbrido
Em uma coletiva realizada em 30 de julho, numa apresentação sobre descarbonização, João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis, contestou a definição. Durante a apresentação, afirmou que modelos micro-híbridos são veículos a combustão sem um motor elétrico, mas com sistema Start-Stop, por exemplo. E que modelos MHEV são híbridos, por contarem com tecnologias ligadas à propulsão do veículo.
Além disso, a Stellantis dividiu modelos MHEV em duas categorias: uma com bateria de 12V e um motor elétrico, e outra com bateria de 48V e dois motores elétricos. Ainda segundo a Stellantis, a ABVE baseou-se na nomenclatura utilizada por um órgão do exterior, o Departamento de Energia dos Estados Unidos, que não tem relação com a indústria automotiva, por exemplo. A empresa observa que o termo híbrido leve existe na norma americana (SAE J1711) e também na brasileira (ABNT NBR 16567). Enquanto o micro-híbrido existe na ABNT NBR 6601.
Outro fator que influi na discussão é o marketing ao redor dos termos. Enquanto profissionais ligados ao meio automotivo sabem diferenciar os híbridos HEV (que tracionam o carro) e MHEV (que não tracionam, mas auxiliam na movimentação), o marketing de determinada montadora pode não fazer essa distinção. A título de curiosidade, a Stellantis planeja em breve lançar seu novo sistema híbrido, chamado Bio-Hybrid em breve.
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