Quem já dirigiu ou passeou de Hyundai HB20 percebeu suas qualidades: conforto, facilidade de direção e ótimo isolamento acústico na cabine. No entanto, alguns preferem o oposto. Para esses clientes, a divisão brasileira da marca oferece um modelo de competição que disputa a Copa Hyundai HB20.
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Atualmente, a Copa Hyundai HB20 é a maior categoria monomarca do automobilismo brasileiro. Criada em 2019, a disputa ocorre nos principais autódromos do País, reunindo até 40 carros no grid. É uma competição que segue o conceito “seat and drive” (sentar e acelerar), onde o piloto recebe o carro pronto para disputar as corridas, além de todo o suporte necessário em cada etapa.
De acordo com a Hyundai, a inscrição para participar de uma temporada da competição custa R$ 240 mil. Esse valor inclui suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas. Além disso, cada competidor recebe um jogo de pneus por corrida, combustível e o direito de usar um HB20 configurado para competir nas provas. Porém, para guiar esse carro é necessário ter muita habilidade ao volante e carteira de piloto de competição homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Hyundai HB20 ‘endiabrado’
O HB20 de corrida se baseia no modelo com visual mais recente do compacto, mas usa o motor quatro cilindros 1.6 aspirado da versão anterior configurado para funcionar somente com etanol. A H-Racing, em São Paulo (SP), prepara os carros, recebendo-os “pelados” diretamente da fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP). Para manter a competição equilibrada, todos os modelos na disputa são idênticos.
A H-Racing realiza várias modificações mecânicas no HB20 para alcançar a “potência máxima de roda”, segundo a Hyundai. Assim, a potência do motor 1.6 do modelo de competição é 20% superior à dos carros de rua, chegando a cerca de 160 cv.
O remapeamento da parte eletrônica do motor e a introdução do escapamento esportivo aumentam a potência. A transmissão é automática, com trocas sequenciais por paddle shifts no volante. Além disso, o HB20 passa por um regime severo, perdendo cerca de 300 kg comparado ao modelo convencional, e recebe reforço estrutural no habitáculo. O veículo também possui suspensão de competição e rodas 15×6. Com essas modificações, o carro pode alcançar até 200 km/h.
Domando a fera (ou tentando)
O Jornal do Carro teve a oportunidade de guiar o HB20 de corrida no autódromo da Capoava, em Indaiatuba (SP). A experiência foi uma mistura de fortes emoções e um show de barbeiragens, com direito a escapadas de pista. É um carro puro, indicado somente para pilotos que entendem do assunto.
Dirigir um carro de corrida é completamente diferente de conduzir um carro de rua. Em um dia quente, a cabine vira um forno. O ruído altíssimo do motor invade o interior, e o banco em formato concha é super desconfortável. Até para entrar e sair do veículo é complicado, ainda mais de capacete.
Sem controles eletrônicos de assistência de condução e sendo muito leve, o HB20 de competição vira uma máquina descontrolada nas mãos de um motorista normal. Porém, um piloto em busca de performance considera esses “defeitos” qualidades das mais cobiçadas.
Copa Hyundai HB20
A temporada 2024 da Copa Hyundai HB20 terá oito etapas, sempre aos finais de semana, com rodadas duplas. Cada etapa inclui duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, contando pontos separados para a classificação geral. Esse formato visa reduzir custos e aumentar a competitividade.
Neste fim de semana, a quinta etapa da Copa Hyundai HB20 ocorre no autódromo de Cascavel (PR). No sábado (3), a largada é às 16h20, e no domingo (4), a corrida começa às 15h15. As corridas serão transmitidas ao vivo no YouTube pelo canal oficial da Hyundai Motor Brasil.
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