Nesta segunda “invasão chinesa” que ocorre no Brasil, a GWM é uma das principais integrantes. A marca vem registrando boas vendas e, desde 2023, tem ampliado a oferta de produtos – sem contar o início de produção em Iracemápolis (SP), prometido para o fim deste ano. Mas, em meio a tantos pontos positivos, surgiu uma crise envolvendo o SUV Haval H6 PHEV34.
De acordo com relatos de proprietários, que recorreram ao aplicativo My GWM (uma espécie de comunidade para a troca de ideias e experiências dos clientes sobre os carros da marca), algumas unidades do SUV apresentaram perda de potência repentina em trechos rodoviários. Ou seja, ao trafegar pela estrada, com o ar-condicionado ligado, há relatos de redução e até parada completa do carro. Portanto, é inegável que isso compromete a segurança dos ocupantes e de outros usuários da via.
Como a GWM sempre acompanha as conversas do app, logo os executivos da marca notaram os relatos de problema. Desse modo, para evitar o agravamento da situação, a empresa emitiu um comunicado convocando todos os proprietários do Haval H6 PHEV34 2025 para solucionar o caso.
Afinal, qual o problema?
O problema estaria ligado a uma falha na válvula termostática, que controla a temperatura das baterias. A GWM não deu detalhes, mas, em nota, informou ao Jornal do Carro que, após receber relatos de casos, “formou um grupo técnico para acompanhar essa situação e encontrou a causa e sua solução”. Ademais, a marca chinesa informa que 24 unidades do modelo foram reparadas ou estão em reparo. “Desde que foi identificado que a ocorrência se devia à válvula, foram 25 dias até o comunicado”, afirma a GWM. Nenhum outro modelo da linha, incluindo o Haval H6 PHEV34 modelo 2024, foi afetado até o momento.
De acordo com a revista Quatro Rodas, que teve acesso a relatos dos clientes, o que causa a parada repentina do SUV é o resfriamento da bateria. “O problema em questão é uma falha na válvula termostática do sistema de refrigeração da bateria de alta tensão. A peça defeituosa não cumpre sua função, que é enviar o fluido refrigerante para resfriar o sistema de baterias. Devido a esse comportamento, a bateria começa a aquecer, ativando o Modo de Proteção”, relata a publicação. Ou seja, a potência do motor fica significativamente menor até causar a parada completa do carro.
Atendimento ao cliente
De olho nessa situação, a GWM não fez recall, mas iniciou uma campanha de serviço. “Devido as diferentes condições de utilização dos veículos que provocam essa situação, precisamos realizar uma análise abrangente dos veículos envolvidos. É por essa razão que estamos instruindo nossas concessionárias para agendar o atendimento ao cliente para inspecionar esses veículos”, informa a GWM.
Os proprietários de modelos afetados devem entrar em contato com a concessionária GWM mais próxima ou ligar para o número 0800 838 8000 – chamada grátis. Quem preferir, pode enviar e-mail para atendimento@gwmmotors.com.br
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