A lista de concorrentes do Caoa Chery Tiggo 8 Pro é grande. Entre os rivais, estão Jeep Commander, Volkswagen Tiguan Allspace, ambos com sete lugares, bem como os chineses BYD Song Plus e GWM Haval H6, até os bem-sucedidos Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. O novato, conforme explicado pelo Jornal do Carro, tem preço cabalístico. Custa R$ 188.888,88. E a combinação um tanto quanto inusitada tem duas funções: se tornar mais competitivo e, de quebra, seguir a tradição chinesa de buscar sorte por meio do uso do número “8”.
Ainda em preços, a Caoa Chery, durante o lançamento do carro, na última sexta-feira (23), divulgou condições especiais de pagamento para o Tiggo 8 Pro. De acordo com a marca, dá para financiar o SUV com entrada de 60% e dividir o saldo restante em 24 vezes, com juros de 0,99% ao mês. Já disponível na rede de concessionários, o SUV tem 5 anos de garantia.
Aprimoramentos mecânicos
Pois bem, pelo montante, o SUV – disponível em única configuração de acabamento – vem equipado com o mesmo motor 1.6 turbo GDi da versão anterior. Nele, são 187 cv de potência e 28 mkgf de torque. Todavia, a mecânica foi aprimorada. Entre os ajustes, tem reposicionamento do filtro de óleo para facilitar a troca, bem como novo radiador de óleo (mais eficiente na troca de calor) e nova bomba de óleo com pressão variável.
A marca também fala em melhorias no isolamento acústico (redução de 2,4 dB de ruído dinâmico) e, também, que recalibrou os controles do motor e do câmbio. Com isso, a ideia é ter trocas de marchas e respostas do propulsor mais rápidas, seguras e refinadas.
Isso pôde ser sentido, na prática, durante o test-drive de lançamento do modelo, que aconteceu em espaço montado dentro da fábrica da marca, em Anápolis (GO). Um trajeto super curto, recheado de cones para exercícios de frenagem e aceleração, mas suficiente para notar a boa pegada do SUV. Mesmo com porte avantajado (supera 1,5 tonelada), não deixa de ser esperto. Entrega torque cedo (aos 2.000 rpm) e tem o auxílio do câmbio de dupla embreagem e sete marchas (a alavanca é nova). Entre 0 e 100 km/h, leva 8,6 segundos, informa a marca. Antes, o tempo ficava em 8,7 s.
Lista de equipamentos
Com preço enigmático e abaixo da média – o Jeep Commander parte de R$ 219.990 – o Caoa Chery Tiggo 8 Pro tem cartas na manga para tentar a liderança (ou, pelo menos, o aumento de vendas) no País. Para isso, a marca quer conquistar o cliente ávido por tecnologia e, assim, trouxe mais equipamentos na lista do SUV. Como principal item, dispõe de nova tela curva no topo do painel com 24,6 polegadas. A peça divide duas telas. Uma, atua como quadro de instrumentos e, na outra, opera a central multimídia.
Nesta última, por exemplo, tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay que dispensa o uso de fios. Além disso, a lista reúne câmera 540 graus (360° + visão do solo), navegador GPS nativo, sistema de som assinado pela Sony com oito alto-falantes, volante multifuncional, carregador de celular por indução, ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, teto solar panorâmico e chave presencial.
Ademais, tem assistência de marcha a ré, freio de estacionamento eletrônico, quatro entradas USB do tipo “A” e tipo “C” e porta objetos refrigerado sob o descansa braço central. Para mais comodidade, é possível, por exemplo, arrastar o mapa da central multimídia para o quadro de instrumentos e efetuar comandos por voz. Por fim, agora, a regulagem do banco do passageiro dianteiro fica ao alcance das mãos do motorista. Tem, nos dois, aquecimento e ventilação.
Segurança
Em termos de segurança, o Max Drive reúne sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista. Nele, portanto, há comodidades, por exemplo, piloto automático adaptativo com assistente de congestionamento, frenagem automática de emergência, assistente de faixa de rolamento, alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, entre outros.
Tem, no entanto, seis airbags, monitor de pressão e temperatura individual dos pneus, controles eletrônicos de estabilidade, frenagem, tração e descida, assistente de partida em rampa, Auto Hold e sistema de sinal de emergência em freadas bruscas.
Por fim, no interior, tem acabamento caprichado. Bancos revestidos com couro, materiais que imitam madeira e ausência quase total de botões tornam o carro bastante elegante. Tem soleiras metalizadas com luzes de boas-vindas e nome do carro projetado no piso externo.
Visual
Quanto ao visual, tem bastante novidade. Agora, o modelo passa a adotar a mesma cara do irmão híbrido. Tem, portanto, nova grade dianteira com efeito Big Diamond (detalhes que lembram pequenos diamantes) e logotipo iluminado. Há conjunto óptico renovado, tanto em visual quanto em tecnologia – os LEDs têm maior alcance na comparação com a versão anterior, bem como controle inteligente do farol alto.
Nas laterais, só as rodas de liga-leve de 19 polegadas mudaram. São calçadas por pneus Pirelli 235/50 R19 e, por conta da mudança, obrigaram reajuste da suspensão – McPherson na dianteira e independente Multilink atrás.
Na parte traseira do carro, as luzes de freio são novas, com formato bipartido, mas o destaque vai para o novo conjunto de lanternas, agora, com iluminação full LEDs e unidas por barra central. Tem quatro saídas de escape. E até o abrigo da placa de identificação do carro é novo, pois migrou para a tampa traseira. Por falar nisso, o porta-malas continua com capacidade para 193 litros (sete lugares), 889 litros (cinco lugares) ou 1.930 litros com as duas fileiras traseiras de bancos rebatidas.
As mudanças deixaram o carro 20 milímetros maior. Agora, mede 4,72 metros de comprimento. Todavia, as demais medidas permanecem. Fica assim: largura (1,86 m); altura (1,71 m); distância entre-eixos (2,71 m). Por fim, na paleta de cores, os tons Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Azul Escuro Perolizado.
Prós
SUV mantém preço competitivo mesmo com importantes incrementos no visual e na lista de equipamentos, como tela de 24,6″ com funções extras
Contras
Embora tenha retrabalhado a mecânica, modelo não teve aumento de potência ou torque
Ficha Técnica
Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Motor: 1.6 TGDi, injeção direta de combustível, turbo, gasolina
Potência: 187 cv
Torque: 28 mkgf entre 2.000 e 4.000 rpm
Câmbio: DCT dupla embreagem 7 marchas; tração dianteira
Comprimento: 4,72 metros
Largura: 1,86 metro
Altura: 1,71 metro
Entre-eixos: 2,71 metros
Peso (ordem de marcha): 1.589 kg
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 7 lugares (193 litros)/5 lugares (889 l)/2 lugares (1930 l)
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,6 segundos
Preço: R$ 188.888,88
Siga o Jornal do Carro no Instagram!