Figurinha carimbada em todas as listas de modelos com os dias contados no mercado brasileiro, o Renault Logan parece que está mesmo fora do catálogo da montadora. Apesar de a marca francesa sempre negar o fim da produção, o sedã desapareceu do configurador do site. Ele continua listado entre os modelos disponíveis em duas versões: Life, de R$ 97.500, e Zen, de R$ 101 mil. Mas ao clicar em “Monte o seu”, uma página de erro aparece com a seguinte mensagem: “Infelizmente a página que você está procurando não foi encontrada”.
Em resposta ao questionamento do Jornal do Carro se o Logan realmente saiu de linha, a Renault informa que o site está enfrentando um problema técnico, mas que as vendas do modelo seguem normalmente. Além disso, a marca nega também que a produção tenha sido encerrada.
Vendas do Logan
Há algum tempo o Logan já vem demonstrando que está no fim de vida, com vendas bem abaixo de rivais da categoria de sedãs compactos. No acumulado deste ano, foram apenas 2.137 emplacamentos, o que não parece pouco a princípio. Mas ao olharmos outros modelos do segmento como Chevrolet Onix Plus (34.771), Fiat Cronos (19.336) e Volkswagen Virtus (17.892), é possível perceber que o Renault vem bem atrás. Perdendo, inclusive, para carros que nunca foram campeões de venda, como Honda City (7.901) e Nissan Versa (7.277), por exemplo.
Lançado em 2007, o sedã recebeu sua última reestilização em 2019. Apesar de nunca ter brigado pelas primeiras posições, chegou a vender quase 47 mil unidades em seu auge, em 2014. Seu sucesso era explicado especialmente por conta do bom espaço interno, porta-malas generoso de 510 litros, manutenção barata e preço mais baixo que o dos rivais. Por isso, se tornou preferência de taxistas e motoristas de aplicativo.
Declínio e fim decretado
Mas nos últimos tempos, de 2020 para cá, vendeu em média 10 mil carros por ano. Até que em 2023 não chegou a atingir 5 mil unidades emplacadas, reforçando que seu ciclo chegava ao fim. Um dos principais motivos seria abrir espaço na linha de produção para a chegada do Kardian, que estreou em março.
Sem previsão de uma nova geração, como na Europa, Renault enxugou a gama do sedã nos últimos anos. O modelo perdeu configurações com motor 1.6 e câmbio automático. No momento, o Logan é vendido nas versões Life e Zen, ambas com motor 1.0 de até 82 cv e 10,5 mkgf e câmbio manual de cinco marchas. A diferença está apenas na lista de equipamentos. Quem deve ter destino semelhante é o Stepway, que agora só está disponível em versão única com motor 1.0 e câmbio manual.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!