Com estreia marcada para o final deste mês, a Citroën revelou mais detalhes sobre o Basalt, especialmente no que diz respeito a design e espaço interno. Este é o terceiro veículo do projeto C-Cubed, anunciado em 2021, que marcou a transformação da Citroën no Brasil. O SUV cupê chegará para completar o trio formado pelo hatch C3 e o SUV de até sete lugares C3 Aircross, que tornaram a francesa a marca mais popular do grupo Stellantis.
O veículo já fez até sua primeira aparição pública durante um evento no Rio de Janeiro no mês passado, mas manteve dados técnico em segredo. De acordo com a marca, o Basalt terá visual arrojado, com elevada distância ao solo, capô alto, dianteira vertical, para-lamas alargados e vidro traseiro com ângulo mais inclinado. Por conta de sua silhueta com teto de caimento acentuado, tem como foco a aerodinâmica e a esportividade.
Além disso, a marca promete um interior mais luxuoso e premium que o restante da linha C3. Sua grande vantagem, contudo, será a cabine espaçosa. Com base na plataforma CMP, o modelo mede 4,35 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Já seu porta-malas terá bons 470 litros.
O que mais sabemos sobre o Basalt
Com produção na fábrica de Porto Real (RJ), o Basalt será apresentado no Brasil no final de setembro, mas já foi lançado na Índia. Apesar de a Citroën não divulgar detalhes sobre quais versões estarão por aqui, tampouco seus conteúdos, a aposta é de que o modelo esteja disponível nas versões Live e Feel, seguindo a nomenclatura do restante da gama.
Em relação à mecânica, o SUV cupê terá motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada. Nas de topo, entretanto, virá com o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Esse propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantins, como no Fiat Pulse, no Peugeot 208 e que estreou recentemente no C3. Na lista de equipamentos, terá ar-condicionado, central multimídia com tela de 10″ e volante multifuncional, por exemplo.
Já em relação ao posicionamento de mercado, o Basalt terá como principais rivais o Volkswagen Nivus e o “primo” Fiat Fastback. Mas a boa notícia é que seu preço deve ser inferior ao da dupla, já que terá uma versão de entrada com motor aspirado e potência menor. A expectativa é de que os valores comecem em aproximadamente R$ 110 mil nas configurações básicas. Lembrando que as configurações mais em conta de Nivus e Fastback partem de R$ 119.990.
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