Apesar de não fazer muito sucesso no Brasil, o VW Taos é bastante popular nos EUA, onde vendeu cerca de 60 mil unidades no ano passado. Desse modo, nada mais justo que o modelo tenha recebido seu primeiro facelift no mercado norte-americano. Além do visual renovado, o SUV recebeu ainda melhorias no interior e um motor mais potente.
Em termos de design, o Taos traz uma grade dianteira mais fina ladeada por novos farois de LED. A faixa luminosa que interliga as peças foi mantida, mas agora fica na parte de cima, e não no centro da grade. Também ganhou um para-choque mais agressivo, com uma enorme entrada de ar com moldura em formato hexagonal.
Na traseira, as mudanças são mais discretas, mas, assim como na frente, há uma barra de LED que une as lanternas. O logo da VW agora é iluminado, padrão que também vai figurar na nova geração do Tayron (com mais evidência), mostrada recentemente em teasers. Novas cores e rodas completam o visual.
Por dentro do novo Taos
Passando para as novidades da cabine, o Taos recebe um novo painel e acabamentos diferentes. Um dos destaques é a nova tela flutuante da central multimídia de 8”, que substitui a antiga de 6,5”. O quadro de instrumentos digital também tem 8”. Outras melhorias incluem o aprimoramento do isolamento acústico, controles de climatização por controles sensíveis ao toque e a opção de revestimento de couro azul escuro na versão topo de linha.
Já a lista de equipamentos traz uma série de sistemas de condução semiautônoma. Controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção em faixa e alerta de tráfego cruzado são alguns dos itens disponíveis.
Motor e desempenho
Sob o capô está o motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina que também passou por revisões. Há novos injetores de combustível, aneis de pistão revisados, uma carcaça do turbo modificada, intercooler maior e um novo filtro de combustível. Assim, a potência subiu de 160 cv para 176 cv.
Além disso, o câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas, que estava disponível nas versões com tração integral 4Motion, dá lugar a um câmbio automático tradicional de oito marchas. Essa caixa agora é de série em toda a linha do SUV. As vendas nos EUA começam ainda neste ano. Os preços ainda não foram divulgados mas, de acordo com previsões, o novo Taos deve ter preço inicial na casa dos US$ 25 mil (cerca de R$ 140 mil na conversão direta).
E no Brasil?
O futuro do Taos ainda é incerto no mercado brasileiro. O modelo atual vendido aqui vem da Argentina, diferentemente do versão norte-americana, fabricada no México. Mas segundo o presidente da VW Argentina, Marcellus Puig, os planos mudaram. “Estamos repensando tudo”, afirmou o executivo durante entrevista no mês passado.
Além disso, disse se tratar de um momento difícil, mas a possibilidade do retorno do projeto ainda existe. “Neste ano de crise, suspendemos o desenvolvimento do Taos para rever os custos. Mas os planos são continuar produzindo o SUV por aqui. Depois do final do ano, voltaremos a conversar”, afirmou.
Desse modo, a estreia do Taos reestilizado no Brasil irá, no mínimo, atrasar. Contudo, com os planos de investimento da marca alemã e o anúncio de modelos inéditos no País, o Taos parece não ser uma prioridade para a VW no momento.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!