O lançamento do Citroën Basalt no Brasil está cada vez mais próximo. As vendas terão início no último trimestre. Como a estreia está próxima, a marca francesa tem divulgado “pílulas” sobre o inédito SUV-cupê. A mais recente confirma o motor 1.0 turboflex no modelo. Trata-se do mesmo já disponível no C3 You!, lançado em agosto, bem como nos novos Peugeot 208 e 2008 e nos Fiat Fastback, Pulse e Strada, com até 130 cv de potência.
No comunicado, a Citroën exalta aspectos inovadores do motor Turbo 200. Por exemplo, o comando de válvulas MultiAir III, o turbocompressor refrigerado com wastegate elétrica e a injeção direta de combustível. Tal como nos demais modelos, a potência do motor 1.0 turboflex é de 130 cv e torque máximo alcança 20,4 mkgf. O motor vem com o câmbio automático CVT que simula sete marchas. Por ora, não há dados de desempenho do Basalt.
Da mesma forma, a Citroën ainda não revelou detalhes sobre as versões de entrada do inédito SUV-cupê. Por enquanto, sabe-se apenas que o Basalt será produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, ao lado dos irmãos C3 e Aircross.
Citroën Basalt promete cabine gigante
Já disponível nas lojas da Índia, o Citroën Basalt promete chegar competitivo ao mercado nacional. Por exemplo, o SUV tem 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, além de um porta-malas de 470 litros. O tanque de combustível tem 45 litros, a suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira utiliza barra de torção transversal. A direção tem assistência elétrica e os freios são a disco na dianteira, e a tambores atrás.
Em relação à mecânica, o Citroën Basalt indiano tem opção de motor 1.2 PureTech de 82 cv e 11,7 mkgf, e câmbio manual de cinco marchas para as versão de entrada. E, nos modelos de topo de linha, motor turbo com 110 cv e 19,3 mkgf, e caixas manual ou automática, ambas com 6 marchas – o torque chega a 20,9 mkgf com o automático. No Brasil, o SUV deverá ter versão básica com motor 1.0 flex da Fiat, de três cilindros, seis válvulas e 71 cv. Est virá com câmbio manual.