Vendido no Brasil até 2021, o Toyota Prius não deve voltar ao catálogo da montadora japonesa por aqui. Entretanto, o híbrido desembarcou recentemente no País para que a marca possa estudar suas atuais tecnologias e aplicá-las na nova geração do Corolla, que deve estrear em 2026.
De acordo com a Quatro Rodas, o modelo flagrado em solo nacional terá como principal objetivo auxiliar no desenvolvimento do novo motor híbrido da Toyota. Apesar de não ser possível saber qual a versão do Prius está no Brasil – HEV ou PHEV – a aposta é que seja a configuração plug-in. Isso porque a marca já anunciou que terá um sistema híbrido plug-in flex feito em Porto Feliz (SP). Atualmente os motores usados em Corolla e Corolla Cross híbridos são importados.
Assim, a nova geração do Corolla poderá aproveitar o motor do Prius, um 2.0 de 152 cv e 19,4 mkgf. Já o motor elétrico muda de acordo com a versão. O HEV usa um propulsor de 113 cv e entrega potência combinada de 196 cv. O PHEV, por sua vez, traz motor elétrico de 163 cv e 21,2 mkgf, resultando em 215 cv no total. Lembrando que o atual Corolla híbrido nacional é equipado com um 1.8 de 101 cv e 14,5 mkgf, com potência combinada de 122 cv.
Dessa forma, a produção nacional do 2.0 do Prius não seria um bicho de sete cabeças para a Toyota. Isso porque ele pertence à mesma família M20A do motor usado nas versões somente a combustão de Corolla e Corolla Cross. Apesar de ter componentes internos diferentes, já é um passo mais simples para a nacionalização desse propulsor.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!