Locação para fotos é algo cada vez mais difícil em São Paulo. Por isso, muitas vezes, precisamos recorrer às cidades próximas para captar imagens de carros de teste. Nesta sexta-feira (20), não foi diferente. Porém, chegando á localização escolhida, no ABC paulista, uma surpresa: dois Citroën Basalt sem qualquer disfarce. O SUV-cupê foi flagrado durante a preparação de material fotográfico de divulgação. Afinal, o carro estreia no fim do mês e tem vendas previstas para o último trimestre.
Não foi possível pegar muitas informações, porém, ficou nítido que a versão que abre esta página trata-se da topo de linha. Não havia, contudo, nome da configuração exposto. Mas a plaquinha “Turbo200” estava ali, colada na tampa do porta-malas.
Ou seja, o Basalt topo de linha, conforme divulgou a fabricante, conta com motor 1.0 turboflex já disponível em outros modelos da Stellantis, como o irmão C3 You!, por exemplo. No Basalt, o propulsor seguirá a potência máxima de 130 cv dos demais modelos. O torque máximo alcança 20,4 mkgf. Tem, também, comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor e injeção direta de combustível. Trabalha em paralelo ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.
Três versões de acabamento
A Citroën ainda não revelou detalhes sobre as versões de entrada do inédito SUV-cupê. Entretanto, acredita-se que venha com o motor 1.0 flex aspirado, Firefly, de 75 cv e 10 mkgf, com câmbio manual de cinco marchas. Por falar em configurações, espera-se que o Basalt tenha no portfólio as variantes Live, Shine e Feel.
Produzido em Porto Real (RJ) ao lado dos irmãos C3 e Aircross, o Citroën Basalt promete espaço de sobra. Pessoalmente, não é tão grandalhão, mas parece ter no porta-malas seu principal destaque, com 470 litros. Ademais, o novato tem 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Visualmente, o modelo seguirá o que já foi amplamente divulgado na mídia, com destaque para o caimento do teto em direção à traseira. O lado bom é que, ao contrário do primo Fiat Fastback, o exemplar da marca francesa não tem aquele balanço traseiro gigante. Ou seja, ficou bem mais harmônico. Por dentro, não foi possível fotografar, mas seguirá as linhas do Aircross, tanto em acabamento quanto em equipamentos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!