A grande onda mundial da indústria automotiva para substituir modelos movidos a gasolina por veículos elétricos alcançou sua primeira conquista na Noruega, um país que, ironicamente, é um grande produtor de petróleo, por exemplo. Assim, a nação nórdica se tornou a primeira do mundo a ter uma frota de carros elétricos superior à de veículos a gasolina.
O marco histórico foi alcançado em agosto deste ano, quando os veículos totalmente elétricos atingiram um recorde de 94,3% dos registros de novos carros na Noruega. Assim impulsionados principalmente pelas vendas do Tesla Model Y, por exemplo. Dos 2,8 milhões de carros particulares registrados na Noruega, 754.303 são 100% elétricos, enquanto 753.905 são movidos a gasolina, conforme informou a federação rodoviária norueguesa (OFV).
“Isto é histórico, um marco que poucas pessoas esperavam há dez anos”, afirma o diretor da OFV, Oyvind Solberg Thorsen. “A eletrificação dos carros está progredindo rapidamente, e a Noruega está dando grandes passos para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota dominada por carros elétricos”, concluiu.
A afirmação de Thorsen de que o país nórdico “está dando grandes passos” rumo a uma frota eletrificada fica, no entanto, acompanhada de uma ressalva: há quase um milhão de carros a diesel registrados na Noruega. O que indica, entretanto, que esse tipo de veículo ainda é o mais comum nas ruas.
Frota elétrica da Noruega está crescendo
No momento do relatório, havia 999.715 carros a diesel registrados. A OFV afirma que esse número está diminuindo, mas com pouco mais de 10 mil novos registros mensais, provavelmente levará cerca de dois anos para os veículos elétricos superarem os movidos a diesel em quantidade, por exemplo. Além disso, a federação ignorou o número de modelos híbridos no país, o que não permitiria aos modelos elétricos a vantagem numérica, por exemplo.
O recorde de veículos elétricos na Noruega fica atribuído aos esforços do governo em estimular a eletrificação do transporte rodoviário. Assim, oferecendo generosos benefícios fiscais que tornam os preços competitivos em relação a carros a combustão e híbridos.
Atualmente, mais da metade dos carros registrados mensalmente no país são elétricos ou híbridos. Enquanto na Alemanha, a participação de BEVs nos primeiros oito meses de 2023 foi de apenas 12,7%. Entretanto, esse sucesso norueguês contrasta com a queda nas vendas de carros elétricos na Europa, que agora representam apenas 12,5% dos novos veículos vendidos.
Fonte: Neofeed
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